Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Paternidade entre médicos. Confira reflexões sobre o tema no S02E10 do Troca de Plantão

Paternidade entre médicos. Confira reflexões sobre o tema no S02E10 do Troca de Plantão
Academia Médica
ago. 16 - 3 min de leitura
000

O Troca de Plantão desta terça-feira (16) abordou o tema “Paternidade entre médicos”, surgido em função do Dia dos Pais, comemorado no último domingo (15), e de reflexões ligadas ao fato de que, devido ao cumprimento de cargas horárias intensas, muitos profissionais da área médica passam pouco tempo ao lado dos filhos.

O fundador da Academia Médica, Fernando Carbonieri, disse acreditar que não tem como separar a Medicina da paternidade e que é preciso encontrar uma forma saudável de misturar as duas coisas.

“Meu filho João (de 2 anos) foi meu salvador. Antes dele, eu trabalhava doze horas por dia e era aquele cara que iria enfartar aos 50 anos. Eu queria criar uma empresa e fazer a Academia Médica com o objetivo de mostrar o que a faculdade esquece de falar. Hoje, eu quero ajudar o médico para estar ajudando a sociedade como um todo e evitar que meu filho fique desassistido no futuro”, comentou.

Já o cardiologista Newton Nunes falou sobre a experiência da paternidade em duas fases diferentes da vida profissional. “Tive minha primeira filha quando estava no quinto ano da faculdade (de Medicina). Eu não a vi crescer e ela não me viu enquanto crescia. Hoje, na minha segunda paternidade, com minha filha de 9 anos, tento fazer diferente. A gente tem que equilibrar as coisas”, afirmou.

O infectologista Hugo Boechat falou da fantasia que muitas crianças criam em torno do trabalho dos pais e lembrou de suas próprias experiências como filho: “Meu pai fazia plantão e eu não entendia o que era plantão. Lembro de pensar: o que é plantão? Uma planta grande? Então eu sempre tentei explicar pro meu filho que o papai ia trabalhar, que tinha gente doente que precisava de cuidado, igual quando ele fica ‘dodói’. Hoje ele entende super bem e fica tranquilo”.

O bate-papo também contou com a participação e reflexões do intensivista Albert Bacelar e da ginecologista Marie Corbetta.

Para conferir as demais reflexões sobre o tema, siga a Academia Médica nas redes sociais e assista ao episódio número 10 da segunda temporada do Troca de Plantão: 

Ouça também nos tocadores:

Leia também: 

É preciso falar sobre depressão e ansiedade em pais de recém-nascidos 

Método "canguru" pode diminuir estresse vivenciado por pais de recém-nascidos hospitalizados 

O uso paterno de álcool pode influenciar a morfologia e eficácia da placenta da prole


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você