Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

É preciso falar sobre depressão e ansiedade em pais de recém-nascidos

É preciso falar sobre depressão e ansiedade em pais de recém-nascidos
Academia Médica
jun. 23 - 2 min de leitura
000

Pesquisadores australianos analisaram, durante 2 semanas, os comportamentos de postagem em uma rede social de pais no período próximo do nascimento de seus filhos, para investigar sintomas de alerta para depressão e ansiedade nessa população. Os cientistas usaram machine learning para agrupar tópicos de discussão em tópicos dentro de cada comunidade e em uma coleção combinada de todos os tópicos de discussão.

Os estudiosos analisaram postagens nos fóruns de paternidade do Reddit - rede social composta de várias comunidades de diversos temas, as quais têm como objetivo debater sobre o assunto. Ao realizar esse passo, os cientistas identificaram que os temas com mais usuários e postagens foram sobre os desafios da paternidade, incluindo orçamento e sono.

Além disso, também foi analisado o conteúdo das respostas que os pais deram, bem como a rapidez com que responderam, quantas respostas obtiveram e quão detalhadas foram as respostas.

O histórico de postagens de um usuário também pode dar um aviso prévio de depressão pós-parto, de acordo com os autores. Seu algoritmo de aprendizado de máquina poderia prever com quase 70% de precisão quais pais usariam mais linguagem que refletisse a depressão pós-parto com base em seus hábitos de postagem pré-parto.

Consoante a primeira autora Samantha J Teague, o impacto no engajamento social é um sintoma crucial da depressão, que se expressa online através dos comportamentos de postagem dos pais.

Apesar dos fóruns do Reddit oferecerem a todos os pais um ótimo recurso para suporte de colegas, postagens sobre desafios individuais como problemas de saúde mental, a comunidade estava menos disponível para ajudar, conforme observado pelos pesquisadores.

Por fim, partindo dos resultados da pesquisa e da necessidade de dar apoio a esses homens, os estudiosos desenvolveram um aplicativo chamado Rover, para auxiliar esses pais com um novo bebê a reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão em pais. Essa iniciativa promove um ambiente de suporte para os pais que precisam de um nível adicional de ajuda profissional.

Artigos relacionados 

Como planejar a formação de um filho

Sobre o fracasso e a exigência de não se entristecer nunca

A depressão é uma doença inventada pela indústria?

Referência 

Samantha J Teague et al, Exploring the Transition to Fatherhood: Feasibility Study Using Social Media and Machine Learning, JMIR Pediatrics and Parenting (2018). DOI: 10.2196/12371


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você