[ editar artigo]

“Por que geriatria, doutora?“

“Por que geriatria, doutora?“

No final de agosto de 2020, terminei uma especialização (na modalidade pós-graduação lato senso) em geriatria no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo. 

Em junho de 2019, por ocasião da análise do currículo e entrevista,  o dr. Luiz Antônio Gil Jr., um dos coordenadores da especialização, me fez a seguinte pergunta:

- “Por que que geriatria, doutora?”

Na minha prática diária, atendo diversos pacientes diabéticos, a maioria dos quais acima de 50-60 anos. Então, respondi: 

- “Para agregar valor ao atendimento dos meus pacientes, doutor. Afinal, boa parte deles tem mais de 60 anos e é fundamental entendê-los e tratá-los no contexto das particularidades de um paciente idoso.”

Ao longo do curso, no entanto, descobri que a geriatria vai muito além disso! No ambiente altamente científico do meu programa de residência, descobri também uma humanidade que caracteriza TODOS os geriatras! São médicos altamente satisfeitos com a sua especialidade (e isso não se relaciona com a remuneração, já que não é, nem de longe, a área de maior rentabilidade), muito dedicados, atenciosos com seus pacientes, respeitosos e éticos! O geriatra também é um clínico altamente qualificado! Mas, acima de tudo, é o médico que escolheu a especialidade porque tem compaixão, interesse em conhecer histórias alheias e apreço pelo cuidado integral do seu paciente.

A especialidade torna-se cada vez mais necessária! Estamos vivendo mais, e precisamos de alguém que cuide de nossa saúde ao longo desse caminho. E cuide bem!

Por isso, o hospital nos capacitou para exercer a geriatria dentro de nossas diferentes especialidades. Saímos deste curso mais qualificados, sem dúvida. Mas, acima de tudo, dignos daquilo que a nossa profissão tem de mais valoroso: o amor e a empatia pelo próximo e por suas histórias de vida! 

 


Quer escrever?

Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 190 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


 

 

Academia Médica
Renata Rodrigues
Renata Rodrigues Seguir

Médica (Clínica Médica e Endocrinologia). Capacitação em Geriatria pelo Hospital Sírio-Libanês de SP. Graduada em Filosofia pela USP. Interesse por Bioética, literatura e artes.

Ler conteúdo completo
Indicados para você