Após sugestão dos colegas do Academia Médica, em especial, a equipe do site: o fundador amigo Fernando Carbonieri e a jornalista Juliana Karpinski, foi sugerido como tema de textos a análise de obras do cinema pela psiquiatria. Após pensar muito nesse tema interessante e desafiador, surge assim o projeto de uma coluna periódica chamada de: #CinePsiquiatria, com recomendação e análise de filmes aos amantes de cinema e psiquiatria.
Creio que os cinéfilos de plantão e/ou os amantes de psiquiatria (geralmente os dois adjetivos coincidem) já vão ter assistido algumas dezenas de vezes os títulos clássicos dos posts iniciais, e poderão ajudar na discussão, objetivo do projeto. Todavia, para aqueles que ainda não os conhecem vale a pena conferir essas obras primas do cinema mundial e, contribuir nas discussões.
O projeto vai iniciar nos próximos dias, e o filme escolhido para o texto inicial ainda está em análise, e gostariamos de abrir aqui uma votação:
1) Clube da Luta / Direção: David Fincher / EUA, 1999
2) Nise: O Coração da Loucura / Direção: Roberto Berliner / Brasil, 2016
VOTE NO STORIES DA @ACADEMIAMEDICA NO INSTAGRAM OU NOS COMENTÁRIOS A SEGUIR.
Gostaria que os leitores dessa postagem deixassem nos comentários o interesse e o que acham de um projeto assim aqui no Academia Médica, a intenção é que, após escolha do filme, que pode ser por votação, todos tenham um tempo para assistir em sua casa e depois farei (tentarei aproximar o máximo possível disso) uma análise do filme segundo a psiquiatria. (psicopatologia, hipótese diagnóstica e diagnóstico principal).
BEM VINDO À COLUNA: CINEPSIQUIATRIA!
BOM FILME E ESPERAMOS SEUS COMENTÁRIOS E VOTAÇÃO!
Dr. Eduardo Alcantara (R3 em Psiquiatria)