Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Publicação da Anahp retrata cenário de reconstrução dos hospitais após o auge da pandemia

Publicação da Anahp retrata cenário de reconstrução dos hospitais após o auge da pandemia
Academia Médica
mar. 31 - 2 min de leitura
000

Publicação recém-lançada pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) retrata o cenário de reconstrução dos hospitais brasileiros após o auge da pandemia de Covid-19. Intitulada Observatório 2023, ela traz dados atualizados sobre instituições de saúde hospitalar, mudanças no mercado da saúde e sustentabilidade econômica do setor.

“Este ano, nossa publicação reflete um cenário em reconstrução e nos conta a história de um pe[1]ríodo em que os hospitais, ainda abalados pela pandemia, conseguiram recuperar forças e de[1]ram sinais claros de sua resiliência”, informa a Anahp.

Segundo a publicação, em 2022 observou-se a retomada das taxas de ocupação das unidades hospitalares, com percentuais semelhantes aos da pré-pandemia: ficando em 76,64%. “A média de permanência do paciente no hospital caiu para 4,29 dias”, também retornando a níveis mais próximos daqueles observados antes do aparecimento da Covid-19. “A taxa de mortalidade apresenta percentuais mais baixos em comparação a 2020 e 2021”.

O Observatório é uma publicação anual e está em sua 15ª. edição.  Com total de 321 páginas, apresenta dados relacionados a estrutura, produção de áreas selecionadas, informa[1]ções clínicas, características dos programas de qualidade e segurança nos hospitais, gestão do corpo clínico, ensino, pesquisa e atividades de filantropia.

As informações foram coletadas no decorrer do ano de 2022, com participação de 102 dos 134  hospitais-membros da Anahp, o que corresponde a uma adesão à pesquisa de 76,12%. No último mês de dezembro, eles representavam um total de 30.142 leitos e 7.972 leitos de UTI no Brasil. Ao longo de todo o ano, foram responsáveis por 11,22 milhões de atendimentos de pronto-socorro, pela realização de 115.461.822 exames e 2.362.502 cirurgias. Além disso, geraram cerca de 216 mil empregos formais.

Para acessar a publicação completa, clique aqui.

Leia também:




Denunciar publicação
    000

    Indicados para você