[ editar artigo]

Hospitais na literatura: escrever em língua estrangeira, Fernando Pessoa e "Paseo de la Reforma"

Hospitais na literatura: escrever em língua estrangeira, Fernando Pessoa e

Este episódio do podcast Literatura Viral oferece duas discussões pelo preço de uma! Começamos refletindo sobre 'exofonia', ou seja, sobre a literatura escrita em língua estrangeira. Sabe o Joseph Conrad ou o Nabokov? É por aí... Falamos sobre várias escritoras e escritores que compuseram suas obras em múltiplas línguas, já aproveitando para discutir Literatura Africana (Chinua Achebe, Chimamanda Adichie, Ngũgĩ wa Thiong'o), Pós-colonial (Jhumpa Lahiri, Khalil Gibran) e Global (Yoko Tawada, Ba Jin, Eileen Chang, Chinghiz Aitmatov). Falamos também de um lado de Fernando Pessoa que você não conheceu: sua vida na África e seus poemas em inglês e francês! Really, c'est la vérité.

 

 

Na segunda parte, falamos sobre os hospitais e o seu potencial dramático na literatura através da novela "Paseo de la Reforma" da autora franco-mexicana Elena Poniatowska. O título da obra remete a uma das principais avenidas mexicanas, criada em 1940 em meio ao movimento sanitarista que ocorria na época. Essa rua é um espaço simbólico que foi criado com o objetivo de conectar o castelo imperial (morada do imperador) ao palácio imperial (local de trabalho do imperador). Ou seja, o título da obra é relacionado a um projeto de urbanização e também a um tipo de organização política.

A obra se passa entre os anos 50 e 60, e inicia-se com o personagem principal, Ashby Egbert, um jovem que pertence à alta burguesia, internado em um hospital público após sofrer algumas queimaduras.  O enredo nos mostra  o processo terapêutico pelo qual o personagem passa ao narrar suas histórias aos outros pacientes, apresentando como o ponto de mudança de vida de Ashby aconteceu dentro do hospital. 

Se você quiser saber ainda mais sobre o assunto, assista a palestra aberta "Morrer em Casa ou no Hospital? O espaço do fim na história da saúde e nas artes" 

 

Outros episódios do podcast Literatura Viral

 

Contágio Literário

Academia Médica
Áureo Lustosa Guérios
Áureo Lustosa Guérios Seguir

Sou doutor pela Universidade de Pádua e ministro os cursos de Humanidades Médicas e História da Saúde daqui na Academia Médica. Também produzo o podcast Literatura Viral, em que falo de modo descontraído sobre doenças, história e a arte.

Ler conteúdo completo
Indicados para você