[ editar artigo]

A morte de Ivan Ilitch e a volta do podcast Literatura Viral

A morte de Ivan Ilitch e a volta do podcast Literatura Viral

 

Senhoras e Senhores! Depois de uma pausa, o Literatura Viral está de volta para uma segunda temporada! Agora que já entreguei minha tese (quer ler?) e virei Doutor (que phyno e chyque, não?), as energias estão sobrando para ler, tagarelar e fazer piadinhas ruins. 

No episódio de reestréia, vamos matar a saudade discutindo uma obra de Liev (O Leão) Tolstói, um dos escritores mais conhecidos da literatura, que escreveu várias obras extraordinárias (teatros, contos e novelas).

Analisando como Tolstói molda nossos pensamentos em "A morte de Ivan Ilitch", uma obra complexa e rica, que começa com uma inversão cronológica, com o momento do funeral do personagem principal, e nas próximas páginas apresenta uma regressão temporal, apresentando quem era o Ivan Ilitch, sua profissão, sua história.  Até chegar no ponto chave do enredo, o diagnóstico da doença, é a partir desse momento que Ilitch dá um novo significado a sua vida.

Ouça o episódio "A Morte de Ivan Ilitch" de Tolstói: autoanálise, terminalidade e outras novelas, e entenda o porquê desse livro ser considerado uma obra-prima da literatura, e a sua relação com as novelas brasileiras. 

 

 


 

 

Contágio Literário

Academia Médica
Áureo Lustosa Guérios
Áureo Lustosa Guérios Seguir

Sou doutor pela Universidade de Pádua e ministro os cursos de Humanidades Médicas e História da Saúde daqui na Academia Médica. Também produzo o podcast Literatura Viral, em que falo de modo descontraído sobre doenças, história e a arte.

Ler conteúdo completo
Indicados para você