[ editar artigo]

Quando a vida imita a arte: uma obra profética de Henrik Ibsen

Quando a vida imita a arte: uma obra profética de Henrik Ibsen

Um médico tenta lutar contra uma epidemia. Um governo que dissemina informações falsas sobre a doençazinha. Uma economia que não pode parar. Soa familiar? Pois é, esse é o enredo de um "Um Inimigo do Povo" uma peça teatral escrita pelo dramaturgo norueguês, Henrik Ibsen, em 1882. Mas não se engane, ela poderia ter sido escrita ontem.

 


Você já viu o próximo evento da Academia Médica e do Professor Áureo?

Então conheça a Websérie gratuita: "A História da Saúde: onde a ciência, a cultura e a arte se encontram". Não perca essa oportunidade única de conhecer a História da Saúde sob uma perspectiva diferente e inovadora! Você vai aprender muuuuito com histórias superdivertidas! Se interessou? Clique aqui e se inscreva.


 
 

 

Após avisar as autoridades sobre a contaminação das águas por uma bactéria e uma catástrofe eminente, o Dr. Thomas Stockmann se transforma em uma persona non grata justamente por ser o porta-voz de más notícias. "Um Inimigo do Povo" é uma obra brilhante e inacreditavelmente profética de um dos maiores dramaturgos de todos os tempos.

Escute a análise do texto no episódio #14 do  Literatura Viral:   Quando a vida imita a arte: "Um Inimigo do Povo" de Henrik Ibsen. Mas prepare-se para um episódio exuberante em que fala também de Realismo, Balzac, Sociologia, teatro nórdico, cinema neorealista e até o Cidade de Deus. Venha surpreender-se com a relevância inusitada da literatura! 

 

Academia Médica
Áureo Lustosa Guérios
Áureo Lustosa Guérios Seguir

Sou doutorando na Universidade de Pádua e ministro os cursos sobre Humanidades Médicas aqui na Academia Médica. Também produzo o podcast Literatura Viral, em que discuto de modo descontraído como as epidemias aparecem na história e na arte.

Ler conteúdo completo
Indicados para você