[ editar artigo]

Quem é o médico mais rico do mundo?

Quem é o médico mais rico do mundo?

Conheça a história do Médico mais RICO do mundo:

O Dr. Patrick Soon-Shiong é sul africano, filho de imigrantes chineses que foram à África do Sul devido a invasão japonesa na segunda guerra mundial. Radicado nos Estados Unidos, é cirurgião, pesquisador, empresário, filantropo, e professor na Universidade da Califórnia - Los Angeles. Atualmente é presidente do Chan Soon-Shiong Family Foundation e CEO do Chan-Shiong Institute for Advanced Health, National LambdaRail. Em Outubro de 2010 comprou participação minoritária do Los Angeles Lakers. Em janeiro de 2016 a Forbes o colocou em 35º entre os 400º homens mais ricos do mundo e número #81 do mundo. Ele é a pessoa mais rica da indústria de saúde dos Estados Unidos e a pessoa mais rica de Los Angeles.

E como isso aconteceu? Melhor... Como ele conquistou tudo isso?

Ele terminou o "ensino médio" aos 16 anos e graduou-se em 4º de 190 pessoas aos 23 anos na University of Witwatersrand, onde obteve bolsa de estudos. Fez seu internship no Johanesburg's General Hospital. Após foi para a University of British Columbia, onde finalizou seu mestrado e obteve premios de como pesquisador do American College of Surgeons, The Royal College of Physicians (Canadá) e o American Association of Academiic Surgery, sendo o primeiro residente daquela universidade a obter esses títulos. Iniciou a Residência em cirurgia na UCLA onde recebeu a certificação de cirurgião.

Patrick Soon-shiong

São muitos títulos, mas o que ele fez?

  • Em 1987 foi o primeiro médico a performar um transplante total de pâncreas
  • Desenvolveu um tratamento experimental para Diabetes Tipo 1 conhecido como Transplante de ilhotas humanas encapsuladas
  • Foi o primeiro a ter sucesso no transplante de ilhotas encapsuladas Humano-Humano e Porco-Humano em 1993
  • Na indústria farmacêutica, em 1991 criou uma empresa de biotecnologia devotada a tratar Diabetes e câncer que o levou a fundar a APP Pharmaceuticals. Vendida em 2008, rendeu a Soon-Shiong 3.7 bilhões de dólares.
  • Foi o inventor de um sistema de entrega de drogas por Nano partículas usadas no tratamento do Câncer de Mama Metastático, que dobrou a resposta do tratamento;
  • Fundou o laboratório Abraxis BioScience, que produziu o Abraxane - droga para o combate de diversos tipos de Câncer, autorizada em mais de 40 países - por mais de 3 Bilhões de Dólares.
  • Em 2007 fundou a Nant Health, uma empresa de TI e Cloud devotada a divulgar informações em saúde.
  • Em 2011 fundou a NantWorks, uma empresa que tem a missão de transformar o modo como trabalhamos, vivemos e brincamos.
  • Em 2012 anunciou um supercomputador capaz de analisar todo o sequenciamento genético de um tumor em 47 segundos e transferir os dados em 18 segundos. Tudo isso com o intuito de espalhar as informações genômicas aos centros de pesquisa de sequenciamento, hubs de pesquisa médica e hospitais e promover um avanço na pesquisa em iniciativas como o The Cancer Genome Atlas.
  • Em 2013 fundou a NantOmics, uma companhia dedicada a criar drogas que atuam na inibição das Protinas Quinases no combate ao Câncer.
  • As empresas NantWorks vislubram a convergência de múltiplas tecnologias que incluem diagnóstico, supercomputadores, modelos de compartilhamento de conhecimento e dados dobre genes de tumores e na personalização da combinação de drogas para ataques multi-alvo. O objetivo é manejar o Câncer e atingir um estado de Não-Doença.
  • Em 2010 em parceria com a Universidade Estadual do Arizona e e University of Arizona, Soon-Shiong fundou o Healthcare Transforming Institute (HTI) que tem a missão de elevar os paradigmas por integrar melhor 3 domínios separados da ciência médica, entrega de saúde e financiamento da saúde.
  • Em julho de 2015 abriu o capital da NantKWest que atingiu o valor de mercado de 2.6 Bilhões de dólares, o maior IPO de uma empresa de Biotecnologia da História.

Atualmente com 63 anos, ele é um daqueles multibilionários que doam grande parte de suas fortunas a ações sociais e iniciativas que moldarão nosso futuro.

O que achou dessa história. Espero que tenha os inspirado um pouco, assim como inspirou a mim.

Não deixe de comentar logo abaixo!

fontes: Wikipedia; Forbes; BrainyQuote; Faculty of Medicine
Academia Médica
Fernando Carbonieri
Fernando Carbonieri Seguir

Empreendedor serial em saúde com cases de transformação digital reais que já impactam milhões de vidas. Crio uma arena de discussões para que o conhecimento seja compartilhado e construído para que a saúde e a medicina evoluam!

Ler conteúdo completo
Indicados para você