Um novo estudo desenvolvido por neurocientistas do Canadá sugere que, ao contrário da verdadeira realidade, a percepção das dimensões na realidade virtual é mais fortemente influenciada pelas expectativas do usuário do que pela informação visual presente diante dos olhos.
O estudo, publicado na Philosophical Transactions of the Royal Society B, faz parte de uma edição especial baseada em um workshop da Royal Society intitulado "Novas abordagens para a visão 3D".
Os pesquisadores apontam para o desafio das compras on-line, onde os clientes às vezes estimam erroneamente o tamanho de um produto com base em suas expectativas, descobrindo, por exemplo, que um suéter comprado on-line é dimensionado para uma boneca e não para um adulto.
Isso acontece em parte por que as indicações físicas de tamanho que estão presentes ao ver um item em uma loja são normalmente eliminadas ao visualizar fotos on-line. Sem ver o objeto físico, os clientes baseiam suas expectativas de tamanho em experiências anteriores.
O advento da realidade virtual oferece novas oportunidades para aplicações como compras on-line e também para pesquisas sobre percepção visual. No trabalho, os neurocientistas apresentaram para os participantes do estudo uma variedade de objetos familiares, como dados e bolas esportivas, em realidade virtual. Posteriormente, pediram que estimassem os tamanhos dos objetos.
Os objetos foram apresentados não apenas em seus tamanhos típicos "familiares", mas também em tamanhos incomuns. Como resultado, os pesquisadores descobriram que os participantes perceberam consistentemente os objetos virtuais no tamanho que esperavam, ao invés do tamanho real apresentado.
Por fim, segundo a coautora da pesquisa, Anna Rzepka, a descoberta pode trazer benefícios práticos. No meio médico, por exemplo, em uma cirurgia de remoção de tumor guiada por imagem, seria possível adicionar outros objetos de tamanhos familiares à cena virtual para melhorar a percepção do tamanho e localização do tumor, levando a melhores resultados.
Referência:
Anna M. Rzepka et al, Familiar size affects perception differently in virtual reality and the real world, Philosophical Transactions of the Royal Society B: Biological Sciences (2022). DOI: 10.1098/rstb.2021.0464
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