Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Prática virtual de exercício físico pode induzir alterações neuroendócrinas comparáveis com a realidade

Prática virtual de exercício físico pode induzir alterações neuroendócrinas comparáveis com a realidade
Academia Médica
jun. 24 - 2 min de leitura
000

Pesquisadores do Smart-Aging Research Center (IDAC) da Tohoku University, localizada no Japão, publicaram suas descobertas frente ao uso de realidade virtual imersiva para a prática de exercícios físicos no International Journal of Environmental Research and Public Health.

Os pesquisadores exploraram o efeito uso dessa tecnologia com gráficos em primeira pessoa sobre o estresse. Os pacientes analisados na pesquisa eram jovens saudáveis, que permaneceram sentados e parados durante o treino virtual de academia, enquanto o avatar corria a 6,4 km/h durante 30 minutos. 

Para avaliar a resposta ao estresse psicossocial, os pesquisadores mediram a alfa-amilase salivar antes e depois do treinamento virtual. A alfa-amilase é um biomarcador crucial que indica os níveis de estresse neuroendócrino. Além disso, os estudiosos distribuíram um questionário subjetivo a fim de mensurar os níveis de ansiedade entre os jovens antes e após a atividade.

Como resultado, os pesquisadores apresentaram que houve uma diminuição da resposta ao estresse psicossocial e níveis mais baixos de ansiedade após o treinamento virtual, comparável ao que ocorre após o exercício real, comprovando que a prática de exercício sob o uso de realidade virtual também produz respostas neuroendócrinas eficazes.

Artigos relacionados 

A importância da realidade virtual na Saúde Digital

Cientistas desenvolvem sessões de terapia com realidade virtual que beneficiam pacientes com agorafobia severa

CNPq aprova projeto de realidade virtual e metodologias ativas para área de saúde

Referência

Dalila Burin et al, Neuroendocrine Response and State Anxiety Due to Psychosocial Stress Decrease after a Training with Subject's Own (but Not Another) Virtual Body: An RCT Study, International Journal of Environmental Research and Public Health (2022). DOI: 10.3390/ijerph19106340


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você