Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

"Rir Também é um Remédio na Arte da Parentalidade"

"Rir Também é um Remédio na Arte da Parentalidade"
Comunidade Academia Médica
ago. 14 - 3 min de leitura
000

Um estudo realizado por pesquisadores da Penn State revelou que o humor pode ser uma ferramenta extremamente eficaz na parentalidade, melhorando significativamente as relações entre pais e filhos. Publicado na revista PLOS One, o estudo enfatiza um aspecto muitas vezes subestimado da dinâmica familiar: o uso do humor.

A pesquisa, liderada pelo professor Benjamin Levi, do College of Medicine da Penn State, explorou como o humor é percebido e utilizado por pais e cuidadores, e os efeitos que isso tem nas relações familiares. Levi, que também é professor de pediatria e humanidades, compartilha uma perspectiva pessoal e profissional sobre o assunto: "Meu pai usava o humor de maneira eficaz e eu continuo essa prática tanto na minha prática clínica quanto com meus próprios filhos. A questão era entender como se pode usar o humor de maneira construtiva."

Os resultados do estudo são bastante esclarecedores. A equipe de pesquisa entrevistou 312 pessoas entre 18 e 45 anos, descobrindo que mais da metade foi criada por pessoas que utilizavam o humor como parte da educação. Surpreendentemente, 71,8% dos participantes concordaram que o humor é uma ferramenta eficaz na parentalidade, e a maioria disse que utiliza ou planeja utilizar o humor com seus próprios filhos.

Entre aqueles que reportaram que seus pais usavam humor, 50,5% afirmaram ter uma boa relação com eles, e 44,2% sentiram que foram bem criados. Em contraste, entre os participantes cujos pais não usavam humor, apenas 2,9% relataram ter uma boa relação com eles, e somente 3,6% acharam que foram bem criados. Essas estatísticas destacam a potencial influência positiva do humor nas relações parentais.

Lucy Emery, primeira autora do estudo e residente de pediatria no Boston Children’s Hospital, destaca a aplicabilidade do humor além da parentalidade, mencionando paralelos interessantes com o mundo dos negócios: "No contexto empresarial, o humor ajuda a reduzir hierarquias, criando melhores ambientes para colaboração e criatividade e aliviando tensões. Da mesma forma, nas relações entre pais e filhos, que embora sejam mais amorosas, não estão isentas de situações estressantes, o humor pode ajudar a amenizar essas tensões."

Este estudo é o início de uma investigação mais ampla sobre como o humor pode ser integrado de forma eficaz na parentalidade. Ele lança as bases para entender melhor as situações em que o humor pode ser especialmente benéfico e aquelas em que pode ser arriscado.

O uso do humor como ferramenta parental não só alivia tensões, mas também promove a resiliência, a flexibilidade cognitiva e emocional, tanto nos pais quanto nos filhos, preparando-os para enfrentar desafios futuros com uma abordagem mais leve e eficaz.

Referência:

Penn State. "Parents who use humor have better relationships with their children, study finds." ScienceDaily. ScienceDaily, 12 August 2024. <www.sciencedaily.com/releases/2024/08/240812123148.htm>.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você