Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Saúde baseada em valor: Insights do 9º Encontro de Tecnologia Aplicada à Gestão em Saúde

Saúde baseada em valor: Insights do 9º Encontro de Tecnologia Aplicada à Gestão em Saúde
Rosyellen R. Szvarça
out. 12 - 5 min de leitura
000
Vivemos um momento onde a população está envelhecendo rapidamente, as doenças crônicas de longa duração estão aumentando e os custos com saúde não param de crescer. Diante desse panorama, a urgência em otimizar a eficácia dos cuidados de saúde, entregando melhores resultados aos pacientes a custos mais baixos, nunca foi tão essencial. Reconhecemos que há um longo caminho a ser percorrido na construção de sistemas de saúde sustentáveis que realmente coloquem o indivíduo no centro de suas ações. Essa é uma missão que todos nós, coletivamente, devemos abraçar.

Iniciativas vêm se destacando ao apresentar novas perspectivas e pesquisas sobre como elevar o valor no atendimento à saúde. Esses projetos focam na transformação dos sistemas de saúde, estabelecendo diretrizes para uma atuação baseada em valor e ressaltando a colaboração entre diversos atores como essencial para essa mudança. Alguns dos avanços mais significativos incluem, inovação e design voltados para soluções biológicas e médicas, a elaboração de mapas estratégicos para a padronização das tecnologias de informação em saúde e a proposta de coalizões que incentivem a colaboração e fomentem sistemas de saúde voltados ao valor.

É dentro desta temática e princípio que expoentes da área médica e lideres na transformação da saúde, Dr. Sergio Ricardo dos Santos, pneumologista com vasta trajetória consultiva em empresas de saúde; Dr. Fernando Carbonieri, médico e vice coordenador dos Alumni do Colégio Brasileiros dos executivos de saúde (CBEXs) também diretor da Academia Médica; e Dr. Robson Capasso, professor no departamento de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, colaboraram com suas experiências ao segundo dia do evento 9º Encontro de Tecnologia Aplicada à Gestão em Saúde, promovido pela Unimed Paraná em Curitiba, na manhã de 11 de outubro de 2023.

O tema central do painel "Saúde Baseada em Valor" (Value-Based Health Care, VBHC) centra-se na capacidade de promover uma verdadeira transformação nos sistemas de saúde, em resposta aos desafios emergentes da medicina contemporânea.  Alguns tópicos específicos desta abordagem foram o ponto central da palestra de Fernando Carbonieri e, na sequência, debatidos com maestria entre os três especialistas.

Com base em dados do *World Economic Forum, Carbonieri mencionou que os desafios da atual estrutura de pagamento evidenciam incentivos que favorecem o aumento do volume de serviços médicos. Esta situação frequentemente resulta em redundâncias e processos desnecessariamente complexos. Essa dinâmica, além de elevar os gastos com saúde, reduz a transparência dos custos para os pacientes.

Adicionalmente, a escassa responsabilização pelos resultados e a segmentação dos cuidados obstaculizam a incorporação de inovações tanto farmacêuticas quanto tecnológicas em prol de uma saúde orientada ao valor. Estas barreiras, juntamente com o peso administrativo crescente, podem culminar em exaustão profissional e reticência às inovações que poderiam favorecer os pacientes.

✅ Por outro lado, os benefícios da Saúde Baseada em Valor foram elencados como palpáveis, abrangentes e debatidos sob os seguintes pontos:

  • Pacientes: O foco recai sobre a qualidade e os resultados do atendimento, em detrimento da quantidade de procedimentos. Isso limita desperdícios, liberando recursos para outras finalidades.

  • Farmacêuticas/Medtech: São incentivadas inovações de alto impacto, potencializando a integração destas entidades no ciclo de cuidado.

  • Prestadores de Cuidados: Esta perspectiva atenua o desgaste, fomenta a colaboração e combate a segmentação dos cuidados.

  • Pagadores: A sustentabilidade do sistema de saúde é potencializada, por meio da gestão mais eficiente dos custos e da minimização de desperdícios.

✅  No que tange ao caminho para a implementação dessa mudança, foram elencados e discutidos alguns pontos de atenção, tais como:

  • O compromisso irrevogável com a VBHC;
  • Discernimento sobre quando e onde adotar pagamentos baseados em valor;
  • Análise das barreiras legais e regulatórias;
  • Engajamento proativo dos médicos nas decisões; 
  • Foco em educação, transparência de dados, gerenciamento de transformações e habilidades de auditoria.
Em suma, em uma era impulsionada pela inovação, os palestrantes abordaram tópicos cruciais com potencial para definir o futuro da saúde. O evento trouxe insights valiosos aos participantes e atuantes no setor.  A busca por valor em saúde é uma questão global, e aqueles envolvidos têm o desafio de consolidar e disseminar melhores práticas. O objetivo é unir esforços com todos os stakeholders para direcionar uma transformação que valorize a saúde nos sistemas de cuidado.

Leia também: 

Modelo de Pagamento Baseado em Valor: Experiência na Saúde Mental

American Heart Association fala como será o futuro desse modelo de remuneração baseada em valor em Cardiologia



* Word Economic Forum, Accelerating the Pace of Health System Transformation, 2018







Denunciar publicação
    000

    Indicados para você