Um estudo conduzido por uma equipe internacional de pesquisadores, incluindo especialistas da Universidade do Leste da Finlândia, Universidade de Helsinque, Instituto Karolinska e Universidade Médica de Graz, traz insights importantes sobre a relação entre a saúde bucal e os perfis metabólicos. Publicado no Journal of Dental Research, em 15 de novembro de 2023, a pesquisa destaca a conexão entre infecções orais comuns, como doenças periodontais e cáries, e perfis metabólicos inflamatórios associados a um maior risco de doenças cardiometabólicas.
Esta associação foi observada em dois grupos de estudo: os participantes do estudo finlandês Health 2000/2011 e do estudo Parogene. A Professora Pirkko Pussinen, da Universidade do Leste da Finlândia, enfatiza a novidade desta observação, apontando que existem poucos estudos que conectam medidas metabólicas extensivas com infecções orais e nenhum estudo prospectivo anterior.
O estudo abrangeu 452 pacientes de meia-idade e idosos do estudo Parogene e 6.229 participantes do estudo populacional Health-2000. Em 2011, 4.116 participantes do Health-2000 forneceram uma amostra de soro de acompanhamento. Foram determinadas as concentrações séricas de 157 metabólitos que refletem o risco de doenças crônicas, como metabólitos de lipídios e glicose, corpos cetônicos e aminoácidos, utilizando um método de espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear (RMN).
Parâmetros descrevendo o estado de saúde bucal foram coletados no início do estudo, em exames clínicos e radiográficos. Estes incluíram parâmetros relacionados ao status periodontal, como sangramento na sondagem, profundidade de sondagem periodontal e perda óssea alveolar. Parâmetros relacionados à cárie incluíram obturações de canal radicular, rarefações apicais e lesões de cárie.
O estudo consistiu em uma parte transversal que analisou a associação entre as medidas metabólicas com a saúde bucal prevalente, e uma parte prospectiva que examinou se infecções orais predizem os níveis de medidas metabólicas no acompanhamento.
Entre as descobertas, a periodontite mostrou-se especialmente ligada a um perfil metabólico inflamatório prevalente, enquanto as cáries estavam relacionadas a metabólitos adversos futuros. "Infecções orais podem explicar parcialmente perfis lipídicos não saudáveis", afirma a Professora Adjunta Aino Salminen da Universidade de Helsinque, em Medical Xpress.
Este estudo ressalta a importância da saúde bucal não apenas para o bem-estar dental, mas também como um fator influente na saúde metabólica e cardiovascular. Isso sublinha a necessidade de maior atenção à saúde bucal como parte integrante da saúde geral e prevenção de doenças crônicas.
Para mais detalhes sobre a pesquisa, disponbilizamos aqui, o link de acesso ao estudo completo.
Estar atualizado sobre as últimas descobertas e inovações nas ciências médicas faz sentido pra você? Se sim, inscreva-se em nossa newsletter e receba nossos conteúdos diretamente em sua caixa de e-mail!
Leia também:
Referência:
University of Eastern Finland. (2023). A healthy mouth helps to maintain balanced metabolic profiles, finds study. Medical Xpress. https://medicalxpress.com/news/2023-11-healthy-mouth-metabolic-profiles.html.