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Saúde dos pés: as dicas e exercícios mais importantes para pés saudáveis

Saúde dos pés: as dicas e exercícios mais importantes para pés saudáveis

As dicas e exercícios certos para pés saudáveis ​​ajudam a aliviar o desconforto nos pés e nos dedos dos pés, bem como dores nas costas e nos quadris.

Pés saudáveis ​​são essenciais para o nosso bem-estar. Em muitos casos, as queixas físicas, como dores nas costas ou no quadril, começam com um desalinhamento ou carga incorreta dos pés.

No entanto, eles não recebem a quantidade de atenção devida. Para mudar isso, aqui estão as dicas e exercícios mais importantes para um corpo saudável com pés saudáveis.

As 10 dicas mais importantes para pés saudáveis

Ande descalço tanto quanto possível

Andar descalço faz maravilhas e garante pés saudáveis. Sem sapatos e meias, seus pés podem respirar profundamente. Por mais respirável que seja um material, nenhum material é sempre a melhor opção. 

O Andar descalço obriga você a assumir uma postura ereta e compensar o terreno irregular através de contramovimentos adequados. Assim, evita o desenvolvimento de desalinhamentos dos pés.

Como os pés se movem mais uniformemente quando nus e não são prejudicados por sapatos muito apertados ou largos, eles trabalham com mais intensidade. Isso promove a circulação sanguínea nos músculos do dedo do pé e da panturrilha e alivia os vasos sanguíneos. Isso evita a formação de tromboses e veias varicosas.

Previna várias doenças com dicas e exercícios para pés saudáveis

É melhor começar com exercícios para pés saudáveis ​​e para promover a saúde dos pés antes que surjam as primeiras dores e tensões. 

Além do efeito preventivo contra a dor ou deformação dos pés, os exercícios regulares também protegem contra lesões e melhoram a postura geral. Os exercícios para pés e pernas mais eficazes estão resumidos a seguir.

Garras do dedo do pé

Este exercício é muito simples e pode ser feito em qualquer lugar. Você nem precisa tirar os sapatos, o que também é possível no escritório durante o trabalho. Para fazer isso, os dedos dos pés são apertados e, em seguida, liberados novamente. Este processo pode ser repetido quantas vezes você quiser. O foco aqui é o fortalecimento dos músculos dos dedos dos pés para evitar pés soltos.

Pegar objeto

Os dedos dos pés também são usados ​​neste exercício. Um objeto, como uma toalha, é colocado no chão e segurado com os dedos dos pés. Além disso, você pode promover a coordenação mão-pé, subsequentemente segurando o pano com a mão.

Postura unipodal

Este exercício fortalece os tornozelos e o senso de equilíbrio. Uma superfície macia torna mais difícil e eficaz segurar uma perna. No início, as pernas são levantadas alternadamente no ar por 30 a 60 segundos. 

Além disso, os olhos podem ser fechados e círculos podem ser desenhados com os braços e as pernas suspensos no ar. Quanto mais alta a perna, mais difícil fica!

Elevação do calcanhar

Todos os músculos do pé são usados ​​aqui, com foco especial no tornozelo. Este exercício é especialmente adequado para pessoas com pés chatos. Os calcanhares são levantados primeiro até que a pessoa fique na ponta dos pés. 

Em seguida, o calcanhar é abaixado lentamente até o chão. O nível de dificuldade pode ser aumentado ficando em um degrau e abaixando o calcanhar abaixo da borda.

Amasse o jornal com os pés

Um jornal é colocado no chão. Agora você tenta amassá-lo com os dedos dos pés, alisá-lo novamente e finalmente rasgá-lo. Alternativamente, qualquer outra forma de papel pode ser usada.

Desenhe com os dedos dos pés

As habilidades motoras finas entram em jogo neste exercício. Você pega uma caneta entre os dedos dos pés e tenta escrever ou pintar algo em um pedaço de papel que está no chão. Este exercício também pode ser facilmente transformado em um jogo. A outra pessoa tem que adivinhar o que foi escrito ou desenhado.

Jogar bola

Em pé, o pé é colocado sobre uma bola. Em seguida, a bola é rolada do calcanhar para a bola do pé e vice-versa, depois da esquerda para a direita e novamente de baixo para cima, até que todo o pé tenha sido tocado com a bola. 

Após cerca de 30 segundos, você muda sua perna. Esta massagem na sola do pé relaxa os músculos e promove uma circulação sanguínea saudável.

O calçado certo faz a diferença

Embora você precise de seus pés todos os dias para ir de A para B, eles ficam em segundo plano quando se trata de cuidados e, muitas vezes, são forçados a usar o calçado errado. 

Se os sapatenis forem muito apertados, podem ocorrer bolhas, pontos de pressão ou vermelhidão e, a longo prazo, até mesmo desalinhamentos e, em crianças, problemas de crescimento. Se forem muito grandes, os dedos podem ser comprimidos devido ao deslizamento constante do sapato.

Em geral, os sapatos devem ser feitos de um material respirável e adequadamente acolchoado. A regra aqui é: nem muito mole, nem muito difícil!

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