Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Tatuagem indolor e sem sangramentos. Será que é possível?

Tatuagem indolor e sem sangramentos. Será que é possível?
Academia Médica
set. 15 - 2 min de leitura
000


Estudo publicado na iScience mostra que é possível sim fazer uma tatuagem sem sentir dor. Para alegria de quem gosta desse tipo de arte, pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Geórgia desenvolveram tatuagens de baixo custo, indolores, que não fazem sangramento, e podem ser auto-administradas e têm diversas finalidades, desde médicas até cosméticas e para rastreamento de animais.

A equipe de pesquisadores da Georgia desenvolveu microagulhas menores que um grão de areia, que são feitas de tinta de tatuagem envolta em uma matriz solúvel. Dessa maneira, as microagulhas, quando aplicadas na pele, são pressionadas e depois se dissolvem, depositam a tinta após alguns minutos, sem sangramento.

As tatuagens de microagulhas podem ser personalizadas e fabricadas com um desenho que pode incluir letras, números, símbolos e imagens. Ao organizar as microagulhas em um padrão específico, cada microagulha age como um pixel para criar uma imagem de tatuagem em qualquer forma ou padrão. As tintas de tatuagem de várias cores podem ser incorporadas às microagulhas, incluindo tinta de luz negra, que só pode ser vista quando iluminada com luz ultravioleta.

O estudo mostrou que as tatuagens podem durar pelo menos um ano e provavelmente serão permanentes, o que também as torna opções cosméticas viáveis para pessoas que desejam uma tatuagem estética. As tatuagens de microagulhas podem, alternativamente, ser carregadas com tinta de tatuagem temporária para atender às necessidades de curto prazo em medicina e cosméticos.

Em ambiente médico, as tatuagens são usadas para encobrir cicatrizes, orientar tratamentos repetidos de radiação contra o câncer ou restaurar mamilos após cirurgia de mama. Tatuagens também podem ser usadas para comunicar condições de saúde do paciente, como tipagem sanguínea, diabetes, epilepsia ou alergias.

No meio veterinário, as tatuagens de microagulhas podem ser usadas para codificar informações na pele dos animais. Ao invés de realizar uma marcação agressiva na orelha ou em outras regiões do animal, para indicar o status de esterilização, uma tatuagem indolor e discreta pode ser aplicada.

Referência

Mark R. Prausnitz, Microneedle patch tattoos, iScience (2022). DOI: 10.1016/j.isci.2022.105014. www.cell.com/iscience/fulltext … 2589-0042(22)01286-

Leia também: 

Sociedade Brasileira de Dermatologia disponibiliza Guia de Cuidados e Higiene

O que é Alopecia areata, doença de Jada Pinkett Smith

Sociedade Brasileira de Dermatologia lança guia sobre COVID-19 e lesões de pele




Denunciar publicação
    000

    Indicados para você