Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Tijolo - Empreender na saúde realmente pode mudar o mundo

Tijolo - Empreender na saúde realmente pode mudar o mundo
Fernando Carbonieri
jul. 26 - 7 min de leitura
000

Tijolo - Empreender na saúde realmente pode mudar o mundo

No mundo das StartUps você sempre deseja fala Tijolo para aquele que vai apresentar o seu pitch. Como o "merda" que é falado aos atores que vão comecçar a sua apresentação de teatro, o Tijolo é um dos mais inspiradores meios de modificar a saúde.

Neste fim de semana (21/07 a 23/07) estive no InRad da FMUSP onde aconteceu o II StartUp Weekend Saúde da América Latina. Esse evento tinha por objetivo criar soluções viáveis e escaláveis para algum problema de saúde. Foram 120 participantes que se reuniram em 15 equipes para montar uma empresa que apresente soluções inovadoras para problemas diários que acontecem com todos os envolvidos na saúde. Para a minha surpresa, foi a primeira vez que vi tantos médicos envolvidos com esse ecossistema das startups. O mundo está mudando e finalmente os médicos estão mudando com o mundo.

As 15 equipes se transformaram em 15 empresas reais, que ao fim de 54 horas estavam com a proposta de valor bem estabelecida. A tarefa foi difícil porém a Preta Emmeline nunca deixou a animação dos Startupers cair. No fim do evento eles apresentaram suas soluções a alguns dos empresários mais bem sucedidos do ramo da saúde da cidade de São Paulo. De lá saíram 4 vencedores que terão todo o apoio para tornar a sua solução cada vez mais viável.

Tenho que confessar que eu estava fora deste cenário das startups ha algum tempo. Após o convite dos organizadores para participar como mentor e encontrar novamente tantas pessoas criativas, posso dizer que foi uma experiência que colocou minha cabeça novamente nos trilhos. Ou melhor, na Nuvem! Voltei inspirado e empoderado a criar mais, fazer mais e entregar mais para todos os envolvidos na saúde.

A metodologia proposta é o grande foco do evento. A partir de uma ideia selecionada entre os participantes (os mentores não decidem nada) há a formação do grupo, que deve contar com pelo menos um participante "negócio" (no caso da saúde médico, enfermeiro farmacêutico, fisioterapeuta e, é claro, paciente), um desenvolvedor (programadores, coaches, administrador), e um designer.

Conversei com o Fernando Cembraneli, CEO da Berrini Ventures - a primeira aceleradora de saúde do Brasil - e com a Preta Emmeline, a facilitadora do evento, que explicaram como essa iniciativa funciona.

Ideia selecionada através dos pitches (apresentações de 1 minuto) e, com os times já formados, trabalhou-se com o desenvolvimento das ideias a partir de metodologias como Lean Startup, Design Thinking e Customer Development. É assim que empresas como Google, Microssoft, Facebook e tantas outras desenvolvem seus novos produtos:

Lean Startup - A iniciativa lean startup defende a criação de protótipos rápidos, projetados para validar suposições de mercado, e usa feedback dos clientes para envolvê-los muito mais rapidamente do que através de práticas de desenvolvimento de software mais tradicionais.

Design Thinking - Como uma abordagem, é considerada a capacidade para combinar empatia em um contexto de um problema, de forma a colocar as pessoas no centro do desenvolvimento de um projeto; criatividade para geração de soluções e razão para analisar e adaptar as soluções para o contexto.

Custumer Development - considera que tudo definido no problema e na solução são apenas hipóteses que precisam ser testadas, validadas e renovadas. Dessa forma, depois de uma validação no mercado, é possível que a ideia inicial seja completamente modificada. A metodologia propõe um processo iterativo e paralelo ao desenvolvimento do produto, criando um plano de negócios cada vez mais voltado à necessidade real do cliente e diminuindo assim o risco do produto não ser aceito no mercado.

Os 4 vencedores que apresentaram as melhores propostas foram:

1º Lugar - Minha Voz - Imagine se um dia você perdesse para sempre a sua voz? Aquele som que sai de sua boca que é único? Isso acontece todos os dias com os pacientes vítimas de Câncer de Laringe ou de Acidentes Vasculares Encefálicos por exemplo. Pensando nisso, o Minha Voz devolve essa caracteristica unica a que a perdeu. Através de planejamento ou da mineração de dados, desenvolveram uma aplicação que devolve o dom da fala com suas características únicas, a quem a perdeu.

2º Lugar - No dia - A ideia é encontrar encaixes na agenda dos médicos para o mesmo dia, na hora que você precisar. O médico que teve uma consulta cancelada por um usuário abre a vaga, e o paciente pode agendar neste mesmo dia, para as próximas horas a visita ao ginecologista, pediatra, cardiologista.

3º Lugar - Acompanhare - Imagine que você precise fazer algum exame, mas não tem ninguem para te acomanhar. Ou simplesmente você quer a manutenção da sua privacidade. Ou ainda você simplesmente não quer incomodar ninguem com questões da saúde. Pensando nisso a Acompanhare desenvolveu um sistema para que você ache uma pessoa para te acompanhar nos exames e procedimentos médicos, on demand, a um toque no seu smartphone.

4º Lugar - Pacientes impacientes - Esta StartUp está brigando com os preceitos da Lei de Murphy, que diz que se existe algo para dar errado, isso vai dar errado. Explico. Caso você precise ir a um pronto socorro e quer aguardar pouco ou quase nada, e tem duas opções de hospitais? A lei de Murphy fará você ir ao mais cheio, obviamente. O Pacientes Impacientes resolve este problema, pois através de um elegante algorítimo proporciona a paciente a saber qual é o tempo de espera para cada um dos pronto atendimentos, fazendo com que você vá ao mais vazio, contrariando a Lei de Murphy.

Todos estes poderão participar de um programa de mentoria e aceleração proporcionado pelos patrocinadores do evento para que suas empresas não sejam apenas uma ideia.

Foi muito bom ver o médico envolvido neste cenário do empreendedorismo. Quase todas as equipes contavam com pelo menos um filho de esculápio. Mais eventos como este pipocarão no Brasil nos próximos meses, sendo um deles aqui em Londrina, o EcoTI Health Tec. 

Para saber mais, ficam aqui as leituras recomendadas:

B00A3C4GAK A Startup Enxuta
Eric Ries
R$ 19,59 853523862X Design Thinking. Uma Metodologia Poderosa Para Decretar o Fim das Velhas Ideias
Tim Brown
R$ 52,67

Denunciar publicação
    000

    Indicados para você