Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Um Congresso que trouxe esperança a Medicina Brasileira

Um Congresso que trouxe esperança a Medicina Brasileira
Academia Médica
set. 6 - 3 min de leitura
000


O XXXVIII Congresso Brasileiro de Oftalmologia atingiu as expectativas. Com mais de 4 mil participantes e novidades como a "Clínica Dr.House", onde através de consultas simuladas, os congressistas acompanhavam equipes médicas tentando fazer o diagnóstico e o melhor tratamento para o caso em questão. Cursos de aprofundamento, entrevistas,palestras sobre novas tecnologias na medicina e na oftalmologia foram inúmeras.

Tivemos um episódio triste de um acidente em uma área da exposição comercial,ferindo 3 pessoas, entre elas um grande colega oftalmologista de Alagoas,não se sabe até o momento informações oficiais mas aguardamos com pensamento positivo e oração. A organização reitera que todas normas de segurança foram e são seguidas.

A palestra oficial de abertura do evento foi ministrada pelo cientista venezuelano,cidadão do mundo, José Luis Cordeiro, formado no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Dentre seu resumo do avanço tecnológico nas últimas décadas uma frase chamou atenção: "O mundo nas próximas duas décadas vai evoluir tecnologicamente mais que nos últimos 2 mil anos".

Ele também é professor e consultor da NASA na Singularity University no Vale do Silício, que tem como missão “ inspirar, educar e capacitar líderes, para aplicar tecnologias exponenciais para enfrentar os grandes desafios da humanidade”.

Um episódio marcante ocorreu durante o pronunciamento do representante do Ministério da Saúde na coordenação geral de média e alta complexidade, durante o discurso do representante, palavras de ordem contra o atual governo e vaias foram ouvidas em todo auditório.

A seguir o presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia Milton Ruiz Alvez deu a notícia mais importante de todas(link anexo). Para o bem da medicina de qualidade, foi assinado pelo ministério da saúde a NÃO atuação de profissionais que não sejam médicos na saúde ocular. Um suspiro para a medicina nacional e consequentemente para que seja feito atendimento de qualidade a população carente que merece ser atendida por MÉDICOS, a tendência agora é a melhora do serviço prestado, se o governo corresponder juntamente com políticas públicas favoráveis ao atendimento da população carente.

Espera-se que atitudes como essa possam ser alcançadas em outras questões que envolvam as atribuições do MÉDICO nas demais especialidades. Um ato de serenidade conseguido após união da classe. Os presidentes desta edição do congresso, os doutores Ayrton Ramos e João Luiz Lobo estão de parabéns junto ao CBO pela organização. E a especialidade continua avançando cada vez mais.

Essa é característica da medicina Brasileira, sobretudo dos especialistas, que buscam pela excelência, consequentemente segurança e resultado aos pacientes.

 

site José Luis Cordeiro: cordeiro.org

Singularity University: http://singularityu.org/


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você