Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Vacina contra a gripe pode diminuir as chances de desenvolver Alzheimer

Vacina contra a gripe pode diminuir as chances de desenvolver Alzheimer
Academia Médica
jun. 28 - 2 min de leitura
000

Pessoas que receberam ao menos uma dose da vacina contra a gripe tiveram redução de 40% nas chances de desenvolver Alzheimer em um período de quatro anos. A constatação é resultado de um estudo promovido pela universidade norte-americana UTHealth Houston, no qual foram comparados os riscos de incidência da doença entre pacientes com 65 anos ou mais com e sem vacinação prévia.

"Descobrimos que a vacinação contra a gripe em adultos mais velhos reduz o risco de desenvolver Alzheimer por vários anos. A força desse efeito protetor aumentou com o número de anos em que uma determinada pessoa recebeu uma vacina anual contra a gripe", diz o médico Avram S. Bukhbinder, que lidera a pesquisa e é ex-aluno da McGovern Medical School, na UTHealth Houston.

O estudo contou com a participação de 935.887 pacientes vacinados contra a gripe e outros 935.887 não vacinados. Durante consultas de acompanhamento realizadas ao longo de quatro anos consecutivos, cerca de 5,1% dos pacientes imunizados desenvolveram Alzheimer. Enquanto isso, 8,5% dos não vacinados tiveram a doença diagnosticada.

Futuramente, novas pesquisas devem avaliar se a vacinação contra a gripe também está associada à taxa de progressão de sintomas em pacientes já diagnosticados com Alzheimer.

Outros estudos recentes demonstram evidências de que diversas vacinas são capazes de proteger contra o Alzheimer, trazendo questionamentos sobre a influência do sistema imunológico no desenvolvimento da doença.

Com informações da Medical Xpress e UTHealth Houston. 

Leia também:

Pesadelos frequentes em idosos podem ser sinal precoce da doença de Parkinson

Vacinas podem ter evitado quase 20 milhões de mortes por COVID-19 em todo o mundo

Vacinação de idosos contra a COVID-19 reduziu a mortalidade desta população


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você