Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Vantagens do uso de ultrassom no rastreio de displasia de quadril em recém-nascidos

Vantagens do uso de ultrassom no rastreio de displasia de quadril em recém-nascidos
Academia Médica
ago. 26 - 4 min de leitura
000

O ultrassom para o rastreio de displasia de quadril em recém-nascidos é usado de maneira popular na Europa Central. Para determinar a eficácia desse método comparado com o método clínico, pesquisadores publicaram uma revisão sistemática e meta-análise de estudos observacionais relatando a incidência de displasia, publicado no JAMA (Journal of the American Medical Association).

Foi constatado que a detecção de displasia de quadril e realização de tratamento conservador entre os recém-nascidos submetidos à triagem ultrassonográfica universal foi maior do que entre aqueles que receberam triagem seletiva ou clínica. A incidência do problema detectado tardiamente e tratado de forma cirúrgica foi semelhantes entre todas as estratégias de triagem. Entre os estudos analisados, a maior incidência de displasia de quadril foi encontrada na Europa e na região do oriente médio da Ásia.

A classificação ultrassonográfica da articulação do quadril foi desenvolvida em 1980 e, desde então, o papel da ultrassonografia no diagnóstico e rastreio aumentou. Com o início da triagem ultrassonográfica, o diagnóstivo prévio foi facilitado e houve também um aumento nas taxas de tratamentos com arnês e talas.

97% dos quadris imaturos detectados por ultrassonografia normalizam durante os primeiros meses sem qualquer tratamento. Porém, quando há necessidade de intervenção, quanto mais precoce a detecção da displasia melhor o resultado do tratamento, com menos complicações na fase inicial e menor probabilidade de evolução para artroplastia total do quadril na adolescência ou no início da idade adulta. 

A taxa de detecção tardia e a necessidade de tratamento operatório não são nulas com a triagem ultrassonográfica universal, pois a ultrassonografia não detecta todos os pacientes com instabilidade clínica e a reprodutibilidade dos achados ultrassonográficos varia entre os examinadores.

De acordo com os resultados do estudo, as taxas de detecção precoce e as taxas de tratamento não operatório foram as mais baixas em estudos com triagem ultra-sonográfica seletiva e com base nos achados deste artigo e nos resultados de um ensaio clínico randomizado. Pode ser que a confirmação ultrassonográfica de suspeita clínica de displasia de quadril possa reduzir a taxa de tratamento conservador desnecessário. 

A principal vantagem da realização de triagem seletiva é que ela confirma os casos clinicamente suspeitos de displasia de quadril. Se a triagem seletiva for realizada em agendamento tardio para pacientes com suspeita clínica, em muitos casos os quadris têm tempo de amadurecimento e estabilização, sem necessidade de tratamento. 

Segundo o artigo, alguns estudos analisados mostraram que a maioria dos quadris imaturos diagnosticados por ultrassonografia amadurecem sem qualquer intervenção durante as primeiras semanas de vida. Por fim, os pesquisadores encontraram que a taxa de displasia de quadril detectada tardiamente foi de 0,02% entre os recém-nascidos triados universalmente e 0,05% entre os recém-nascidos triados clínica ou seletivamente, o que não é uma diferença estatisticamente significativa.

As taxas de tratamento cirúrgico correspondentes foram de 0,04% em bebês que receberam triagem universal, 0,05% em neonatos que receberam triagem ultrassonográfica seletiva e 0,02% em neonatos que receberam triagem clínica.

 

Referência

Kuitunen I, Uimonen MM, Haapanen M, Sund R, Helenius I, Ponkilainen VT. Incidence of Neonatal Developmental Dysplasia of the Hip and Late Detection Rates Based on Screening Strategy: A Systematic Review and Meta-analysis. JAMA Netw Open. 2022;5(8):e2227638. doi:10.1001/jamanetworkopen.2022.27638


Leia também: 


Método "canguru" pode diminuir estresse vivenciado por pais de recém-nascidos hospitalizados


Recomendações da OMS sobre cuidados maternos e neonatais para uma experiência pós-natal positiva





Denunciar publicação
    000

    Indicados para você