Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Vírus da zika e dengue alteram cheiro corporal de hospedeiros para se espalhar mais rápido

Vírus da zika e dengue alteram cheiro corporal de hospedeiros para se espalhar mais rápido
Academia Médica
jul. 7 - 2 min de leitura
000

Vírus causadores de doenças tropicais – como a zika e a dengue - podem alterar o cheiro corporal de seus hospedeiros, utilizando-se do fato para se espalhar mais rapidamente. A informação é relatada por uma equipe de pesquisadores na edição do último dia 30 da revista científica Cell.

Os responsáveis pelo estudo fizeram testes com camundongos infectados e não infectados por zika e dengue, constatando que os mosquitos causadores das doenças eram mais atraídos pelos animais doentes. Em seguida, analisaram moléculas odoríferas presentes na pele de camundongos infectados e saudáveis, identificando que muitas delas eram mais comuns em animais infectados.

Uma molécula odorífera específica, denominada acetofenona, era especialmente atraente para os mosquitos. “A acetofenona é produzida por algumas bactérias Bacillus que crescem na pele humana (e de camundongo). Normalmente, a pele produz um peptídeo antimicrobiano que mantém as populações de Bacillus sob controle. Mas acontece que quando os camundongos são infectados com dengue e zika, eles não produzem tanto o peptídeo antimicrobiano e o Bacillus cresce mais rápido”, diz um artigo sobre o assunto publicado na Medical Xpress.

Com base nos experimentos, chegou-se à conclusão de que o cheiro alterado faz com que uma maior quantidade de mosquitos seja atraída ao hospedeiro, picando-o, bebendo seu sangue e carregando o vírus para as próximas vítimas. 

Prevenção

Um potencial preventivo também foi testado. Os pesquisadores deram aos camundongos com dengue isotretinoína, um tipo de derivado da vitamina A conhecida por aumentar a produção do peptídeo antimicrobiano da pele. Os camundongos tratados com ela emitiram menos acetofenona, tornando-se menos atrativos aos mosquitos

Com informações de Cell, Nature e Medical Xpress.

Leia também:

Cientistas descobrem novo genótipo da dengue no Brasil. Cepa é inédita no país!

Ministério da Saúde usará tecnologia da Fiocruz Amazônia para combater Aedes aegypti

Exames laboratoriais específicos para o diagnóstico da dengue


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você