Ao lembrar de um amigo que você não tem contato há bastante tempo, não se acanhe de enviar a ele uma mensagem de texto manifestando saudades ou simplesmente pra dizer oi e perguntar se está tudo bem. Uma pesquisa - cujo resultado foi publicado no Journal of Personality and Social Psychology, com base em experimentos envolvendo cerca de 5 mil adultos norte-americanos de várias idades - indica que as pessoas apreciam receber notificações e saber que foram lembradas mais do que os remetentes imaginam.
Segundo a pesquisadora Peggy Liu, professora da norte-americana University of Pittsburgh Katz Graduate School of Business, em declaração dada à Medical Xpress, as pessoas geralmente deixam de retomar conexões com pessoas queridas por uma série de fatores, como por exemplo falta de tempo, processos de mudança e excesso de compromissos e obrigações.
Porém, uma das causas é também acreditar que o destinatário pode não se importar com a mensagem, não respondê-la (o que irá gerar sentimentos de rejeição ao remetente) ou mesmo se incomodar em recebê-la, o que normalmente não acontece.
"Sabemos que as conexões sociais melhoram nosso bem-estar, mas muitas vezes subestimamos o quanto isso será apreciado pelas pessoas com as quais entramos em contato”, diz Peggy.
Durante o estudo, os pesquisadores solicitaram aos participantes que pensassem em um amigo casual com o qual não tinham contato físico ou virtual, na sequência enviando a ele uma mensagem curta de texto ou mesmo uma mensagem e um pequeno presente. O ato foi recebido de maneira positiva, como uma boa surpresa, pela grande maioria dos destinatários.
No experimento, foi abordado um cenário específico: entre pessoas com bons níveis de relacionamento, que simplesmente perderam contato umas com as outras, sem brigas ou desentendimentos.
Com informações de Journal of Personality and Social Psychology e Medical Xpress.
Leia também:
Redes sociais e suporte social
Gestão de Saúde Populacional - Ferramentas para pensar como um Economista Comportamental