Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Você se manifesta quando sente saudades? Experimento demonstra que pessoas gostam de saber que foram lembradas

Você se manifesta quando sente saudades? Experimento demonstra que pessoas gostam de saber que foram lembradas
Academia Médica
jul. 22 - 2 min de leitura
000

Ao lembrar de um amigo que você não tem contato há bastante tempo, não se acanhe de enviar  a ele uma mensagem de texto manifestando saudades ou simplesmente pra dizer oi e perguntar se está tudo bem. Uma pesquisa - cujo resultado foi publicado no Journal of Personality and Social Psychology, com base em experimentos envolvendo cerca de 5 mil adultos norte-americanos de várias idades - indica que as pessoas apreciam receber notificações e saber que foram lembradas mais do que os remetentes imaginam.

Segundo a pesquisadora Peggy Liu, professora da norte-americana University of Pittsburgh Katz Graduate School of Business, em declaração dada à Medical Xpress, as pessoas geralmente deixam de retomar conexões com pessoas queridas por uma série de fatores, como por exemplo falta de tempo, processos de mudança e excesso de compromissos e obrigações.

Porém, uma das causas é também acreditar que o destinatário pode não se importar com a mensagem, não respondê-la (o que irá gerar sentimentos de rejeição ao remetente) ou mesmo se incomodar em recebê-la, o que normalmente não acontece.

"Sabemos que as conexões sociais melhoram nosso bem-estar, mas muitas vezes subestimamos o quanto isso será apreciado pelas pessoas com as quais entramos em contato”, diz Peggy.

Durante o estudo, os pesquisadores solicitaram aos participantes que pensassem em um amigo casual com o qual não tinham contato físico ou virtual, na sequência enviando a ele uma mensagem curta de texto ou mesmo uma mensagem e um pequeno presente. O ato foi recebido de maneira positiva, como uma boa surpresa, pela grande maioria dos destinatários.

No experimento, foi abordado um cenário específico: entre pessoas com bons níveis de relacionamento, que simplesmente perderam contato umas com as outras, sem brigas ou desentendimentos.  

Com informações de Journal of Personality and Social Psychology e Medical Xpress.

Leia também: 

Redes sociais e suporte social

Gestão de Saúde Populacional - Ferramentas para pensar como um Economista Comportamental

A vida é mesmo efêmera


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você