[ editar artigo]

ANVISA aprova 2 autotestes para COVID-19: um deles é o primeiro RT-PCPR de saliva

ANVISA aprova 2 autotestes para COVID-19: um deles é o primeiro RT-PCPR de saliva

Nesta sexta-feira (25), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovou mais dois 2 autotestes para COVID-19. Um deles é o primeiro teste de saliva que substitui o swab. A decisão foi publicada na Resolução nº 605, de 24 de fevereiro de 2022, do Diário Oficial da União (DOU).

Os dois autotestes:  SGTI-flex Covid-19 e COVID Ag Oral Detect são registrados, respectivamente, pelas empresas Kovalent e Eco Diagnóstica. Ou seja: ambos terão produção nacional.

Como funcionam os autotestes

Durante o processo de avaliação dos autotestes, a Anvisa considerou os seguintes critérios: a nitidez nas orientações de uso,  o desempenho de qualidade aprovado pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e a simplicidade da linguagem do produto em relação às orientações de uso.

Como o próprio nome indica, o autoeste permite que os pacientes realizem todas as etapas da testagem (da coleta da amostra até a interpretação do resultado). Assim, o objetivo é ampliar as possibilidades de testagem para a população na detecção da COVID-19.

No caso do autoteste para uso de amostra de swab nasal, a diferença entre o exame tradicional está na haste utilizada no momento da coleta da secreção no nariz, disponível em duas versões. 

Já o autoteste de  saliva integra um kit que permite que o paciente cuspa a saliva em um copo. Deste modo, a secreção é extraída para um tubo e analisada.

Artigos relacionados

ANVISA libera uso emergencial de Evusheld para prevenção da COVID-19

Vacinação das mulheres gestantes contra a COVID-19 é necessária, reforça OMS

Referência

1.ANVISA. Anvisa aprova dois novos autotestes de Covid-19. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2022/anvisa-aprova-dois-novos-autotestes-de-covid-19. Acesso em 25/02/2022.

 

Coronavirus | COVID-19

Academia Médica
O que a faculdade esquece de falar!
O que a faculdade esquece de falar! Seguir

Página da redação da Academia Médica para divulgar atualizações pertinentes aos médicos, acadêmicos de medicina e profissionais de saúde.

Ler conteúdo completo
Indicados para você