Nesta quinta-feira (24), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) anunciou a autorização temporária para uso emergencial do Evusheld contra a COVID-19. Este é o primeiro medicamento aprovado como indicação profilática em relação à doença.
Com a decisão, já são sete remédios contra a COVID-19 autorizados no país. O pedido de uso emergencial do Evusheld foi solicitado em dezembro de 2021 pela Astrazeneca e durante a avaliação do processo, a Anvisa considerou fatores como:
O fato de as pessoas imunocomprometidas estarem mais vulneráveis diante da COVID-19;
O fato de grupos vulneráveis terem uma resposta imunológica menor em relação à doença e estarem mais suscetíveis ao desenvolvimento mais grave da infecção.
Quando o Evusheld é indicado?
O Evusheld é um medicamento indicado para profilaxia. Ele pode ser recomendado aos seguintes perfis:
Crianças com 12 anos ou mais que pesam pelo menos 40 kg e que não tenham tido uma exposição recente contra um indivíduo infectado com SARS-CoV-2;
Adultos que não tenham sido expostos ao coronavírus e possuam comprometimento imunológico moderado a grave;
Pacientes que tenham histórico de reação alérgica grave a qualquer vacina e sejam alérgicos a algum componente da vacina contra a COVID-19.
São condições médicas que podem resultar no imunocomprometimento dos pacientes: tratamento ativo para tumor sólido e malignidades hematológicas; recebimento de transplante de órgão; recebimento de transplante de células-tronco hematopoiéticas; infecção por HIV avançada ou não tratada; imunodeficiência primária moderada ou grave, entre outras.
Importante: o remédio não substitui a vacina contra a COVID-19 e não deve ser usado para o tratamento de pessoas infectadas com o vírus.
Artigos relacionados
• Novo medicamento contra a COVID-19 vem aí?
•Primeiro registro de autoteste para Covid-19 do país é aprovado pela ANVISA
Referência
- ANVISA. Anvisa autoriza uso emergencial de novo medicamento contra Covid-19. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2022/anvisa-autoriza-uso-emergencial-de-novo-medicamento-contra-covid-19. Acesso em 24/02/2022.