Nesta quinta-feira (17/02), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária(ANVISA) aprovou o primeiro registro de comercialização de autotestes para Covid-19 do país. A avaliação do produto levou 16 dias e incluiu a adequação pela empresa do autoteste, para atender exigências técnicas feitas pela Agência. O produto também teve o desempenho avaliado e aprovado pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).
O produto registrado pela Agência é o Novel Coronavírus (Covid-19) Autoteste Antígeno, da empresa Comércio e Indústria de Produtos Médico-Hospitalares e Odontológicos Ltda (CPMH). O autoteste foi aprovado para uso com amostra de swab nasal não profunda, com resultado após 15 minutos.
Além disso, a ANVISA destaca que o autoteste pode ser utilizado entre o 1º e o 7º dia do início de sintomas como febre, tosse, dor de garganta, coriza, dores de cabeça e no corpo. Entretanto, caso o indivíduo esteja assintomático, mas tiver tido contato com alguém que testou positivo, deverá aguardar cinco dias após o contato com o positivado para realizar o autoteste. A Agência reforça que o autoteste não define um diagnóstico e que é apenas orientativo, ou seja, não se trata de um atestado médico.
Por fim, a ANVISA disponibilizou um link de um painel eletrônico que será atualizada periodicamente e terá a lista completa dos testes aprovados.
Artigos relacionados
- Ministério da Saúde promove mudanças na duração do isolamento em casos de COVID-19
- Fiocruz libera 1º lote da vacina contra a Covid-19 com produção 100% nacional
- Vacinação das mulheres gestantes contra a COVID-19 é necessária, reforça OMS
Referência
Ministério da Saúde. Anvisa aprova o registro do primeiro autoteste para Covid-19 no Brasil. Fev 2022. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2022/anvisa-aprova-o-registro-do-primeiro-autoteste-para-covid-19-no-brasil