[ editar artigo]

Molnupivarir é indicado para tratamento da COVID-19, com exceções. Confira as diretrizes da OMS

Molnupivarir é indicado para tratamento da COVID-19, com exceções. Confira as diretrizes da OMS

 

Em comunicado à imprensa divulgado nesta quinta-feira (3), a Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou as diretrizes sobre o uso do molnupivarir — primeiro antiviral oral que pode ser usado no tratamento da COVID-19

O medicamento é novo e, por enquanto, a OMS recomenda o monitoramento ativo da segurança do remédio aliado às estratégias que visam reduzir possíveis danos. A seguir, confira as principais orientações!

Quais pacientes podem ser medicados com molnupivarir?

O molnupivarir pode ser usado apenas em casos menos severos da COVID-19. Crianças e mulheres grávidas e lactantes não devem ser medicadas com esse método. 

A contraindicação também vale para pessoas com imunodeficiências, idosos não vacinados e pacientes que vivem com doenças crônicas. Essa recomendação é baseada na análise de ensaios clínicos randomizados, feitos com 4.796 pacientes. Estudos científicos sobre a droga ainda estão em andamento.

Quando recomendado, o molnupiravir é administrado oralmente. Segundo as normas, o profissional de saúde deve receitar 4 comprimidos (800 mg) por duas vezes ao dia, dentro de um período de até 5 dias do início dos sintomas. O período deve ser seguido à risca, para evitar o desenvolvimento grave da COVID-19 com um possível hospitalização.

O  acesso ao remédio é limitado e não está disponível para todas as pessoas. Porém, a OMS e a Unitaid já tomaram providências para ampliar a oferta do tratamento. A assinatura de um acordo de licenciamento voluntário é uma das medidas.

Artigos relacionados

• Novo relatório da OMS detalha práticas antiéticas da indústria de fórmulas infantis

• Mais uma vacina contra a COVID-19: 100% nacional, RNA MCTI CIMATEC HDT ficará pronta em 9 meses

Referência

1.World Health Organization. OMS atualiza suas diretrizes de tratamento para incluir o molnupiravir . Disponível em: https://www.who.int/news/item/03-03-2022-molnupiravir. Acesso em 03 de março de 2022.




 

Coronavirus | COVID-19

Academia Médica
O que a faculdade esquece de falar!
O que a faculdade esquece de falar! Seguir

Página da redação da Academia Médica para divulgar atualizações pertinentes aos médicos, acadêmicos de medicina e profissionais de saúde.

Ler conteúdo completo
Indicados para você