[ editar artigo]

Uso emergencial de molnupiravir contra COVID-19 é aprovado pela ANVISA. Fiocruz assina acordo com Merck

Uso emergencial de molnupiravir contra COVID-19 é aprovado pela ANVISA. Fiocruz assina acordo com Merck

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovou, na quarta-feira (4), o uso emergencial do antiviral molnupiravir para tratamento da COVID-19 no Brasil. Trata-se do primeiro antiviral oral contra a doença que será disponibilizado aos brasileiros.

Leia também: Fiocruz e Merck: futura parceria para produção e distribuição de Molnupiravir

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) assinou hoje (5), um acordo de cooperação tecnológica com a farmacêutica Merck Sharp & Dohme (MSD) e a princípio será responsável pela importação, administração, testagem, armazenagem, embalagem, rotulagem, liberação e fornecimento do medicamento para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Indicação e eficácia do molnupiravir

O molnupiravir é um remédio indicado para o tratamento da COVID-19 em adultos que não precisam de oxigênio suplementar e que apresentam risco aumentado de progressão da doença.

Saiba mais: Molnupiravir é eficaz contra variantes da COVID-19

Segundo a Anvisa, a prescrição é recomendada quando as demais alternativas de tratamento não são acessíveis ou adequadas para o paciente. Estudos globais comprovam que o fármaco é capaz de reduzir em até 89% o risco de morte em decorrência do coronavírus.

O medicamento deve ser ministrado durante os primeiros cinco dias após o surgimento dos sintomas e só pode ser usado neste período. De acordo com a autoridade sanitária, a dosagem recomendada aos pacientes adultos é de quatro comprimidos de 200 mg (800 mg no total), a cada 12 horas. 

Contraindicações

Nem todos os pacientes podem  usar o molnupiravir. Atualmente, o remédio é contraindicado para os seguintes perfis:

• Pacientes com menos de 18 anos;

• Mulheres gestantes;

• Pacientes que precisam de hospitalização;

• Uso com objetivo de profilaxia pré-exposição ou pós-exposição para prevenção de COVID-19.


Referências

  1. AGÊNCIA BRASIL. Anvisa aprova uso emergencial de medicamento para covid-19. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2022-05/anvisa-aprova-uso-emergencial-de-medicamento-para-covid-19. Acesso em 05 de maio de 2022.
  2. AGÊNCIA BRASIL. Fiocruz vai produzir primeiro antiviral oral contra covid-19 no Brasil. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2022-05/fiocruz-vai-produzir-primeiro-antiviral-oral-contra-covid-19-no-brasil. Acesso em 05 de maio de 2022.

 

Coronavirus | COVID-19

Academia Médica
O que a faculdade esquece de falar!
O que a faculdade esquece de falar! Seguir

Página da redação da Academia Médica para divulgar atualizações pertinentes aos médicos, acadêmicos de medicina e profissionais de saúde.

Ler conteúdo completo
Indicados para você