Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Fiocruz e Merck: futura parceria para produção e distribuição de Molnupiravir

Fiocruz e Merck: futura parceria para produção e distribuição de Molnupiravir
Academia Médica
out. 15 - 2 min de leitura
000

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) tem avaliado diversos projetos candidatos para o desenvolvimento de vacinas contra COVID-19.  Todos os projetos que a Fiocruz recebe são avaliados com o objetivo de verificar os resultados preliminares e as condições de produção. 

A Fiocruz e a farmacêutica americana Merck Sharp e Dohme (MSD) estão conversando sobre a melhor forma de disponibilizar o antiviral Molnupiravir para a população brasileira e qual seria o modelo mais eficiente de cooperação técnica entre as empresas. Além disso, também se discute a possibilidade de estudos futuros para o uso do antiviral em outras infecções virais como a dengue e a chikungunya, por exemplo.

Estudos globais de fase 3 de Molnupiravir

  • O primeiro estudo clínico global multicêntrico, duplo-cego, randomizado, controlado por placebo (MK-4482-002), mais adiantado, tinha previsão de conclusão prevista para novembro de 2021, mas seu recrutamento foi interrompido no dia 1º de outubro, por recomendação de um Comitê de Monitoramento de Dados independente, já que a análise interina demonstrou que molnupiravir reduziu em aproximadamente 50% o risco de hospitalização ou morte (objetivo primário do estudo). Com base nos dados de sequenciamento viral disponíveis (aproximadamente 40% dos participantes), molnupiravir demonstrou eficácia consistente nas variantes virais Gama, Delta e Mu.
  • O segundo estudo (MK-4482-013), recém-iniciado, avalia o uso de molnupiravir como profilaxia pós-exposição (PEP) para evitar a transmissão da Covid-19 entre pessoas expostas ao vírus – ou seja, que residem com uma pessoa que testou positivo para Covid-19 na últimas 72 horas e apresenta pelo menos um sintoma associado à Covid-19, além de outros critérios específicos exigidos no protocolo de pesquisa.

Para saber como funciona as fases de testes das vacinas, acesse aos artigos de atualização semanal 

Artigos relacionados 

Referências

Fiocruz esclarece sobre possível parceria para fornecimento de Molnupiravir. Acesso em: 

https://portal.fiocruz.br/noticia/fiocruz-esclarece-sobre-possivel-parceria-para-fornecimento-de-molnupiravir


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você