[ editar artigo]

Novo Coronavírus (COVID-19): Últimos artigos, diretrizes, notícias e perspectivas

Novo Coronavírus (COVID-19): Últimos artigos, diretrizes, notícias e perspectivas

O Brasil confirmou na terça-feira, 25/02, o primeiro caso com teste positivo para o novo coronavírus. Iniciado na China em dezembro, o surto já tem cerca de 80 mil casos pelo mundo e mais de 2,6 mil mortes. Nos últimos dias, o crescimento no número de casos da Itália elevou o alerta global sobre a doença.  

Para que você possa se manter atualizado sobre as últimas informações sobre o novo coronavírus, confira a seleção de artigos, diretrizes, notícias e perspectivas sobre o assunto. 

 

Relatório de Situação da Organização Mundial da Saúde COVID-19:

Quatro novos países (Afeganistão, Bahrain, Iraque e Omã) relataram
casos de COVID-19 nas últimas 24 horas.

Para profissionais de saúde e saúde pública, a OMS tem um curso intitulado Prevenção e controle de infecções (IPC) para novos coronavírus (COVID-19). Este curso fornece informações sobre o que as instalações devem fazer para se preparar para responder a um caso de um vírus respiratório emergente, como o novo coronavírus. Clique aqui para ver mais.

A missão conjunta OMS-China foi concluída em 24 de fevereiro. A equipe fez uma série de descobertas sobre a transmissibilidade do vírus, a gravidade da doença e o impacto das medidas tomadas. Clique aqui para ver mais informações sobre os resultados da missão.

Uma missão conjunta da OMS e da Europa para Prevenção e Controle de Doenças (ECDC) chegou à Itália em 24 de fevereiro para apoiar as autoridades italianas nos esforços de controle e prevenção do COVID-19. Mais informações podem ser encontradas aqui.

Veja também: 

 

Diretrizes e relatórios

1) Centros de Controle e Prevenção de Doenças - CDC

O que já se sabe sobre esse tópico? Um surto de doença de coronavírus 2019 (COVID-19) se espalhou por toda a China e para 31 outros países e territórios, incluindo os Estados Unidos.

O que é adicionado por este relatório? Quatorze casos foram diagnosticados nos Estados Unidos, além de 39 casos entre pessoas repatriadas de ambientes de alto risco, para um total atual de 53 casos nos Estados Unidos. O governo dos EUA e os parceiros de saúde pública estão implementando medidas agressivas para retardar e conter a transmissão do COVID-19 nos Estados Unidos.

Quais são as implicações para a prática de saúde pública? As orientações provisórias estão disponíveis aqui. À medida que se aprende mais sobre esse vírus e o surto, o CDC incorporará rapidamente novos conhecimentos nas orientações para a ação.

 

2) Public Health England

Estas orientações ajudarão empregadores e empresas a fornecer conselhos aos seus funcionários sobre o novo coronavírus, COVID-19; como ajudar a prevenir a propagação de todas as infecções respiratórias, incluindo COVID-19; o que fazer se alguém suspeitar ou confirmar ter COVID-19 e estiver em ambientes comerciais; que conselho dar a pessoas que viajaram para áreas específicas; ações a serem tomadas se a equipe entrar em contato com algum caso possível ou confirmado de COVID-19.

 

Artigos e publicações

1) Hora de usar a palavra com "P"? Coronavírus entra em nova fase perigosa - Nature

A disseminação do novo coronavírus pode se tornar incontrolável em breve, dizem cientistas preocupados com um rápido aumento no número e tamanho de surtos fora da China. Alguns até estão murmurando usar a palavra com "P": Pandemia.

Clique aqui para continuar lendo.

 

2) Surto de coronavírus: o que o departamento de radiologia deve saber - Journal of the American College of Radiology 

O objetivo desta revisão é discutir brevemente a epidemiologia conhecida e os achados de imagem das síndromes de coronavírus, com foco nos achados de imagem relatados pelo NCIP. Além disso, os autores revisam as precauções e medidas de segurança para o pessoal do departamento de radiologia para gerenciar pacientes com NCIP conhecido ou suspeito. 

Clique aqui para continuar lendo.

 

3) Equipe médica chinesa solicita assistência médica internacional no combate ao COVID-19 - The Lancet Global Health

Há uma escassez severa de equipamentos de proteção, como respiradores N95, protetores faciais, óculos, aventais e luvas. Os óculos são feitos de plástico que devem ser limpos e esterilizados repetidamente na enfermaria, dificultando a visualização. Devido à necessidade de lavar as mãos com frequência, várias mãos de nossos colegas estão cobertas de erupções cutâneas dolorosas...

Clique aqui para continuar lendo.

 

4) Carga viral de SARS-CoV-2 em amostras clínicas - The Lancet Infectious Diseases 

Ensaios de RT-PCR em tempo real são recomendados para o diagnóstico de infecção por SARS-CoV-2.2No entanto, a dinâmica viral em pacientes infectados ainda não foi totalmente determinada. Aqui, relatamos nossas descobertas de diferentes tipos de amostras clínicas coletadas de 82 indivíduos infectados.

Clique aqui para continuar lendo.

 

5) Pneumonia COVID-19: o que a Tomografia computadorizada Tomografia computadorizada nos ensinou? - The Lancet Infectious Diseases 

A TC tem sido uma importante modalidade de imagem para auxiliar no diagnóstico e tratamento de pacientes com pneumonia por doença de coronavírus 2019 (COVID-19), e estão surgindo relatos sobre as aparências radiológicas da pneumonia por COVID-19. 

Clique aqui para continuar lendo.

 

6) COVID-19 e inteligência artificial: protegendo os profissionais de saúde e restringindo a disseminação -  The Lancet Digital Health 

Os casos de COVID-19 já excedem os  de SARS e já somam mais de 73 mil casos confirmados e  2 mil mortes. Na linha de frente, a resposta tática ao COVID-19 é semelhante à do SARS, mas existe uma grande diferença: nos 17 anos desde o SARS, surgiu uma ferramenta poderosa que pode ser fundamental para manter esse vírus dentro de limites razoáveis: a inteligência artificial (IA).

Clique aqui para continuar lendo.

 

7) Pandemia: examinando a prontidão para surtos de doenças infecciosas - The Lancet Respiratory Medicine 

O documentário Pandemia, da Netflix, foi lançado alguns dias antes da OMS declarar a nova doença de coronavírus 2019 (COVID-19) uma emergência de saúde pública de interesse internacional. Momento fortuito, mas podemos tirar uma lição da minuciosa série: o mundo está sempre à beira de uma epidemia de potencial catastrófico. 

Clique aqui para continuar lendo.

 

8) Segurança do pessoal durante o gerenciamento emergencial das vias aéreas do COVID-19 em Hong Kong -  The Lancet Respiratory Medicine 

Profissionais médicos que cuidam de pacientes com doença de coronavírus 2019 (COVID-19) têm alto risco de contrair a infecção. Neste artigo é descrita a abordagem da unidade de terapia intensiva do North District Hospital (em Sheung Shui, Hong Kong) para gerenciar os riscos para a equipe de saúde, mantendo os cuidados ideais e de alta qualidade.

Clique aqui para continuar lendo.

 

9) Coronavírus e a corrida para distribuir diagnósticos confiáveis ​​- Nature Biotechnology 

 A comunidade médica está se mobilizando para desenvolver um conjunto de testes de diagnóstico molecular rápidos e confiáveis ​​para o novo coronavírus humano que apareceu na China - agora apelidado de síndrome respiratória aguda súbita coronavírus-2 (SARS-CoV-2).

Clique aqui para continuar lendo.

 

10) Enfrentando o surto de COVID-19: O que devemos saber e o que podemos fazer? - Journal of Medical Virology 

Este artigo discute as razões da rápida disseminação da SARS-CoV-2 em três aspectos: as fontes infecciosas, incluindo a natureza biológica do vírus; a população suscetível; e as rotas de transmissão. As situações e sugestões atuais sobre o controle da doença estão resumidas.

Clique aqui para continuar lendo.

 

Pré-publicações medRxiv

O medRxiv é um servidor on-line gratuito de arquivamento e distribuição de manuscritos completos (ainda  não publicados) nas ciências médicas, clínicas e de saúde relacionadas.

Cuidado: As pré-publicações são relatórios preliminares de trabalho que não foram revisados ​​por pares. Eles não devem ser invocados para orientar a prática clínica ou comportamento relacionado à saúde e não devem ser relatados na mídia como informação estabelecida.

1) Estimativa dos fatores de risco para mortalidade por COVID-19 - resultados preliminares

2) Estado de saúde mental e estratégia de enfrentamento de trabalhadores médicos na China durante o surto de COVID-19 

3) Caracterizando a transmissão e identificando a estratégia de controle do COVID-19 através de modelagem epidemiológica

4) Lições aprendidas de 288 casos internacionais COVID-19: importações ao longo do tempo, efeito de intervenções, sub-detecção de casos importados

5) Características clínicas e inspeção laboratorial de novas pneumonias por coronavírus (COVID-19) em Xiangyang, Hubei

6) Maior gravidade e mortalidade em pacientes do sexo masculino com COVID-19, independentemente da idade e suscetibilidade 

7) Regras intrínsecas de crescimento de pacientes infectados, mortos e curados com o novo coronavírus de 2019 na China continental 

8) Tendências na transmissibilidade da nova pneumonia infectada por coronavírus em 2019 em Wuhan e 29 províncias na China 

9) Aprendizado profundo permite diagnóstico preciso de novo coronavírus (COVID-19) com imagens de TC

10) Geração de anticorpos contra o vírus COVID-19 para desenvolvimento de ferramentas de diagnóstico 

11) Monitoramento em tempo real do potencial de transmissão do COVID-19 em Cingapura, fevereiro de 2020 

12) Características clínicas de 25 casos de morte infectados com pneumonia por COVID-19: uma revisão retrospectiva de prontuários em um único centro médico, Wuhan, China 

 

Notícias e perspectivas

1)CNN Health

2) Reuters

3) CIDRAP

4) BBC

5) Forbes

 

Fonte: https://linksmedicus.com/

 


Quer escrever?

Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 130 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!

Global Health League

Academia Médica
Juliana Karpinski
Juliana Karpinski Seguir

Community Manager na Academia Médica, jornalista por formação e designer por paixão, cursa especialização em Gestão Estratégica e é acadêmica de Medicina na Universidade Federal do Paraná.

Ler conteúdo completo
Indicados para você