[ editar artigo]

FDA aprova o 1º aplicativo que controla insulina

FDA aprova o 1º aplicativo que controla  insulina

 

App está liberado nos EUA e pacientes poderão programar e monitorar a aplicação das doses de insulina pelo celular

 

Recentemente, o Food and Drug Administration (FDA) aprovou  o uso do 1º aplicativo que controla o fornecimento das doses de insulina para pacientes que vivem com diabetes. Batizado como t:connect, o app foi desenvolvido pela empresa Tandem Diabetes Care, está disponível nos sistemas operacionais iOS e Android e funciona com a bomba de insulina da mesma marca: t:slim X2.

Em comunicado oficial à imprensa,  o CEO da empresa, John Sheridan comemorou a aprovação da novidade que irá beneficiar muitas pessoas que precisam de cuidados diários, de forma prática e inovadora:

“Esta liberação da FDA valida ainda mais nosso compromisso com a inovação e a comunidade de diabetes, fornecendo um dos aprimoramentos de recursos mais solicitados”.

Inicialmente, o aplicativo irá funcionar somente nos EUA  e a empresa irá lançá-lo para um pequeno grupo de pessoas. O lançamento para o público geral será feito entre os meses de julho e agosto de 2022.

Como funciona o aplicativo que controla a insulina?

Na prática, os pacientes que vão usar o aplicativo que controla o fornecimento de insulina poderão contar com a tecnologia para executar as seguintes funcionalidades:

  • Verificação dos níveis de glicose no sangue;

  • Monitoramento sobre as  alterações de status da bomba, bem como as informações referentes ao controle e suspensão das entregas de insulina;

  • Exibição de alertas e alarmes das bombas de insulina;

  • Programação da aplicação de insulina.

Em síntese: o app representa um  avanço para a rotina dos pacientes com diabetes, já que facilita a rotina e, provavelmente, irá reduzir o número de dispositivos eletrônicos (como as bombas de insulina e bombas de infusão) que, geralmente, são acoplados à cintura e ao braço da pessoa.

E você, o que achou da novidade? Você recomendaria o uso de um aplicativo que controla a insulina para seu paciente? Conta para nós!

Artigos relacionados

Amazon Care: um exemplo revolução da telemedicina. Você seria um dos contratados?

Wearables e aprendizado de máquina podem prever a glicemia a curto prazo para pacientes com pré-diabetes

Referências

1.TANDEM DIABETES CARE. Comunicado à imprensa. Disponível em: https://investor.tandemdiabetes.com/news-releases/news-release-details/tandem-diabetes-care-announces-fda-clearance-tslim-x2-insulin-0. Acesso em 22/02/2022.

 

Health Innovation League

Academia Médica
O que a faculdade esquece de falar!
O que a faculdade esquece de falar! Seguir

Página da redação da Academia Médica para divulgar atualizações pertinentes aos médicos, acadêmicos de medicina e profissionais de saúde.

Ler conteúdo completo
Indicados para você