[ editar artigo]

TP #47: Divórcio da medicina e fofocas

TP #47: Divórcio da medicina e fofocas

No troca de plantão nº47 os participantes comentam sobre o estado do ator Paulo Gustavo, o divórcio de Bill e Melinda Gates, Dia de Star Wars entre outras fofocas diárias e também as últimas informações sobre a pandemia no plantão do caos.

O Troca de Plantão acontece de Segunda a Sexta às 06h30 da manhã no Clubhouse e é transformado em Podcast para você que não pode participar conosco ao vivo. Dê o play aqui e curta conosco.

Comandado por Fernando Carbonieri, médico e fundador da Academia Médica, o Troca de Plantão nº47 contou com os colegas  Filipe Prohaska,  Ana Carolina Carvalho, Jamil Cade, Alexander Buarque, Newton Nunes, Ana Panigassi, Marilea Assis, Debora Fukino, Ursula Guirro, Jair Kuhn, entre outros que também compartilharam conhecimento com a comunidade. Com audiência crescente, o Troca de Plantão da Academia Médica traz as principais publicações científicas do cenário mundial, discutidas por profissionais de ponta.

Anatomia de Grey 1x01 Español on Make a GIF

Nossos heróis aqui do #TP trouxeram as suas fofocas e a gente traz a sedimentação teórica para elas. Confira abaixo as referências que embasaram a discussão de hoje!

Bill Gates e Melinda Gates anunciam divórcio após 27 anos juntos

Leia mais aqui. 

Separação foi comunicada em conjunto pelo casal nas redes sociais. Eles seguirão com suas funções na Fundação Bill e Melinda Gates, responsável por doações bilionárias.

Paulo Gustavo sofre embolia pulmonar e tem piora no quadro

Leia mais aqui. 

No domingo (2), o ator chegou a ter redução de sedativos e bloqueadores e interagiu com médicos e o marido, Thales Bretas. A piora no quadro aconteceu à noite, segundo boletim médico. Paulo Gustavo está internado com Covid-19 desde o dia 13 de março.

Após vacinação em massa, cidade de Serrana vê retomada da economia

Leia mais aqui. 

Associação Comercial e Industrial do município indica uma retomada econômica mais rápida que em outras cidades depois da implantação do Projeto S, coordenado pelo Instituto Butantan.

Número de mortes entre enfermeiros despenca 71% no Covid-19 após vacinação em massa

Leia mais aqui. 

Cofen atribui queda à cobertura vacinal. Sudeste teve um óbito em abril, menor índice, desde o início da pandemia.

Na pandemia, start-ups de saúde batem recorde de investimentos e devem levantar US$ 400 milhões até o fim do ano

Leia mais aqui.

País já tem quase 700 healthtechs, que atuam com plataformas de telemedicina, serviços acessíveis de saúde, gestão e vacinas a domicílio

A infecção prévia por SARS-CoV-2 aumenta a resposta às variantes após a primeira dose da vacina

Leia, na íntegra, aqui. 

Uma única dose da vacina aumenta a proteção contra as variantes do coronavírus SARS-CoV-2, mas apenas naquelas com COVID-19 anterior, concluiu o estudo.

Um terço das crianças desenvolve um problema de saúde mental após uma concussão

Leia, na íntegra, aqui. 

Um terço das crianças e adolescentes desenvolve um problema de saúde mental após uma concussão, que pode persistir por vários anos após a lesão, de acordo com esta revisão da literatura.

Diretrizes da OMS sobre atividade física: o que mudou em uma década?

Leia, na íntegra, aqui. 

O estudo revisou as evidências para avaliar associações entre atividade física e comportamento sedentário, incluindo crianças, adolescentes, adultos, idosos e grupos específicos. Essas diretrizes destacam a importância de a atividade física ser realizada regularmente, abordando fortalecimento aeróbio e muscular.

Diretrizes da Organização Mundial da Saúde 2020 sobre atividade física e comportamento sedentário

Leia, na íntegra, aqui. 

As diretrizes reafirmam as mensagens de que alguma atividade física é melhor do que nenhuma, que mais atividade física é melhor para resultados ideais de saúde e fornecem uma nova recomendação sobre a redução de comportamentos sedentários. Essas diretrizes destacam a importância de realizar regularmente atividades aeróbicas e de fortalecimento muscular e, pela primeira vez, há recomendações específicas para populações específicas, incluindo mulheres grávidas, puérperas e pessoas que vivem com doenças crônicas ou deficiências.

Vacina contra Covid-19: gestor público pode ser punido se atrasar 2ª dose, diz Lewandowski

Leia mais aqui. 

Ministro fez afirmação ao suspender decisão do TJ-RJ sobre ordem de vacinação de grupos prioritários. Municípios de 18 estados interromperam 2ª dose por falta de imunizantes.

Covid-19 sazonal? Temperaturas altas e luz solar reduzem propagação

Leia, na íntegra, aqui. 

O estudo, publicado no jornal científico Scientific Reports, defende a sazonalidade do novo coronavírus, afirmando que as temperaturas altas e longas horas de luz solar podem reduzir a propagação da Covid-19. 

PT lança manifesto em defesa da vacina Sputnik V

Leia mais aqui.

O Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas e o Setorial Nacional de Saúde do PT (Partido dos Trabalhadores) lançaram um manifesto nesta 2ª feira (3.mai.2021) em defesa da vacina russa Sputnik V. A nota foi publicada no site da organização. A declaração pede a vacinação em massa para que haja proteção individual e coletiva de toda a população brasileira e afirma que, “o governo Bolsonaro faz de tudo para dificultar a aquisição de vacinas”

Por que morrer não é visto como um diagnóstico?

Leia, na íntegra, aqui.

"Durante os cuidados de minha mãe, tive um bom relacionamento com seus médicos. Eles me mantiveram informado durante tudo. Mas as únicas vezes em que conversamos sobre morte e morrer foram antes de suas cirurgias. Talvez, em nossas mentes, morrer fosse algo que ocorreria de repente durante uma intervenção. Não imaginávamos que pudesse acontecer gradualmente, ao longo de vários meses. Por que não vimos que minha mãe estava certa? Seus sintomas eram consistentes com os sinais de morte. Talvez não estivéssemos dispostos a aceitar a morte porque não havia diagnóstico. Como tivemos que aprender, “morrer” também é um diagnóstico."

 

O que você achou desse episódio? Ajude-nos a fazer melhor. Pule para dentro da conversa e compartilhe conhecimento conosco!

Q is for Queen of Passive Agressiva | Greys anatomy, Greys anatomy  characters, Addison montgomery

Se você esteve conosco ao vivo, por favor, deixe os seus comentários abaixo!

Troca de Plantão

Academia Médica
O que a faculdade esquece de falar!
O que a faculdade esquece de falar! Seguir

Página da redação da Academia Médica para divulgar atualizações pertinentes aos médicos, acadêmicos de medicina e profissionais de saúde.

Ler conteúdo completo
Indicados para você