[ editar artigo]

Por que "Setembro Amarelo"? O LEGADO DO MUSTANG AMARELO.

Por que

Para quem não sabe, o Setembro Amarelo é um mês no qual chama-se a atenção para o sofrimento mental humano, no intuito da prevenção do suicídio. Mas você conhece a história? Por que Setembro? Por que Amarelo? Continue conosco nas próximas linhas para entender um pouco mais.

Esse é um especial da Academia Médica sobre o Setembro Amarelo. Para saber mais sobre saúde mental, não deixe de se inscrever no Pinel Talks. 

O Legado do Mustang Amarelo

O programa Yellow Ribbon foi fundado em 1994 pelos pais e amigos de um adolescente brilhante, engraçado e amoroso, Mike Emme, que tirou a própria vida pois não sabia as palavras a dizer ou não sabia como deixar alguém saber que estava com problemas e  necessitava de ajuda.

  “Não se culpe, mamãe e papai, eu amo vocês.” Estava assinado: “Amor, Mike 23:45”.  

Em uma ação que surpreendeu totalmente todos que o conheciam, Mike suicidou-se no momento de seu mais profundo desespero.  Às 23h52, seus pais entraram na garagem atrás daquele Mustang amarelo brilhante. Sete minutos... Tarde demais.

 O legado começou quando Mike resgatou e reformou o Ford Mustang 1968.  Ele comprou, reconstruiu (como ele tinha outros) e pintou de amarelo brilhante. Mike ficou cada vez mais conhecido por sua capacidade mecânica e por ajudar outros adolescentes e amigos - ele ficou conhecido como o "Mustang Mike".

Histórias começaram a emergir da ajuda que Mike havia dado às pessoas:

 O carro de uma jovem mãe quebrou tarde da noite, deixando ela e seus dois filhos pequenos encostados no acostamento.  Mike parou e mostrou sua carteira de motorista para garantir que não os machucaria, ligou o carro e depois os acompanhou até em casa para garantir que chegassem em segurança.

Um colega de classe contou como Mike havia cancelado seu pedido de uma nova transmissão e, em vez disso, havia comprado dois usados ​​no pátio de salvamento, para que seu colega de classe também pudesse fazer o carro funcionar.

Os adolescentes se reuniram para confortar a família e discutiram a tragédia de perder Mike.  A mãe de Mike conversou com os adolescentes sobre a criação de lembranças para nutrir a memória do filho  e eles decidiram que o amarelo seria usado em homenagem ao querido Mustang amarelo.  

Em resposta aos adolescentes perguntando "o que podemos fazer ?", ela disse a eles: 'não faça isso, não tente suicídio'.  "Se você já está nesse ponto de dor / desespero, peça ajuda"!  As crianças fizeram anotações e cartões foram feitos com a mensagem para pedir ajuda. Isso é normal no Ask4Help!

 Na noite anterior às cerimônias comemorativas de Mike, seus amigos compartilharam sua dor e lágrimas enquanto prendiam 500 fitas nos cartões. Eles foram colocados em uma cesta em seus serviços.  No final dos serviços, todos os cartões da fita haviam desaparecido, e poderia ter terminado então, mas não terminou, graças aos adolescentes com a coragem de fazer a diferença e a uma família que se preocupa em ajudar os outros.

Três semanas após os serviços de Mike - apenas três semanas!  - recebi uma ligação de uma professora em Wyoming que pediu a uma estudante que desse uma dessas mensagens sobre quando ela precisava de ajuda.  A garota recebeu pelo correio de um amigo.  A professora ligou porque queria obter ajuda para adolescentes em sua área.  Outras chamadas começaram a ser recebidas em todo os EUA, depois as cartas começaram a aparecer - os adolescentes estavam enviando essas mensagens / cartões para todo o lado para e a mensagem começou a se propagar!

A fita se tornou o símbolo do programa quando os adolescentes começaram a amarrá-los nos cabelos e prendê-los às roupas e chapéus no dia em que Mike morreu.  Amarelo em memória de Mike e seu querido Mustang amarelo 68, e como ele ajudou tantas pessoas.

O CORAÇÃO no meio da fita é o símbolo dos sobreviventes.  Nossos corações continuam, para sempre partidos, mas nutridos e cercados pela família Yellow Ribbon para ajudar os outros, salvar vidas e trabalhar em memória de nossos entes queridos.  Nossas vozes falam por quem não pode.


Fonte: https://yellowribbon.org/who-we-are/our-story.html

Academia Médica
Ler matéria completa
Indicados para você