Em pouco mais de um mês após o anúncio da Organização Mundial da Saúde sobre a união de cientistas de 8 países para o desenvolvimento de um guia referente à oferta do cabotegravir injetável de ação prolongada (CAB-LA) — antirretroviral que funciona como uma das opções de tratamento de profilaxia pré-exposição (PrEP) e profilaxia -pós exposição (PEP)de pessoas que tiveram contato com o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou a oficialização da parceria com a Unitaid — agência global da OMS — para implementação do medicamento no Brasil.
A parceria foi anunciada recentemente em um seminário realizado no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Maguinhos/Fiocruz). Segundo a Agência Fiocruz de Notícias, a presidente da entidade, Nísia Trindade Lima, confirmou que a Unitaid irá investir US$ 10 milhões no projeto.
As expectativas são altas e beneficiarão muitas pessoas na proteção contra o vírus. Hoje, cabotegravir é considerado um dos tratamentos que apresentam maior eficácia em relação a outros comprimidos e reduz o risco de infecção pelo HIV com a aplicação de apenas 6 injeções anuais!
Todas as etapas de implementação do tratamento no Brasil serão lideradas pelo Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) em parceria com o Ministério da Saúde (MS).
Em entrevista concedida ao Portal Fiocruz, Beatriz Grinsztejn, chefe do laboratório de Pesquisa Clínica em DST e Aids do INI/Fiocruz e responsável pela coordenação do projeto, esse investimento é um avanço para a ciência e para a vida das pessoas, já que será mais um recurso no combate ao HIV.
“A PrEP com Cabotegravir de longa duração (CAB-LA) é uma estratégia nova e poderosa que pode realmente fazer a diferença no controle da epidemia de HIV/Aids”, afirmou Beatriz Grinstejn.
Além do Brasil, a África do Sul também será beneficiada com essa dose de esperança.
Leia também: HIV: Mulheres africanas querem poder de escolha e acesso à saúde
Gostou da notícia? Compartilhe!
Referência
1. AGÊNCIA FIOCRUZ DE NOTÍCIAS. Unitaid e Fiocruz vão implementar PrEp injetável contra o HIV no Brasil. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/unitaid-e-fiocruz-vao-implementar-prep-injetavel-contra-o-hiv-no-brasil#:~:text=HIV%20no%20Brasil-,Unitaid%20e%20Fiocruz%20v%C3%A3o%20implementar%20PrEp%20injet%C3%A1vel%20contra%20o%20HIV%20no%20Brasil,-18/03/2022. Acesso em 23 de março de 2022