O Ministério da Saúde anunciou, na terça-feira (15), que a campanha nacional de vacinação contra a gripe começará no próximo dia 4 de abril. Ao todo, serão disponibilizadas 80 milhões de doses da vacina Influenza trivalente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os imunizantes são produzidos pelo Instituto Butantan e apresentam eficácia contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.
A campanha de imunização será realizada em duas etapas: a primeira ocorrerá entre os dias 4 de abril e 2 de maio e nela serão vacinados idosos com 60 anos ou mais e profissionais da saúde. Na segunda fase (prevista entre os dias 3 de maio e 3 de junho), terão prioridade os seguintes grupos:
Crianças na faixa etária entre 6 meses até 4 anos, 11meses e 29 dias;
Gestantes e puérperas;
Indígenas;
Profissionais da educação;
Pessoas com comorbidades;
Pessoas com deficiência permanente;
Caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo e rodoviário;
Trabalhadores portuários;
Funcionários do sistema prisional;
Jovens sob medida socioeducativa de 12 a 21 anos;
Membros de forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas.
Em nota, a pasta reforçou a importância da vacinação na prevenção de óbitos e complicações decorrentes da doença: sobrecarga nos serviços de saúde, associação dos sintomas de gripe com a COVID-19 e novos surtos da doença.
Artigos relacionados
Referência
- AGÊNCIA BRASIL. Campanha nacional de vacinação contra a gripe começa em 4 de abril. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2022-03/campanha-nacional-de-vacinacao-contra-gripe-comeca-em-4-de-abril. Acesso em 16 de março de 2022.