A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) anunciou a suspensão da autorização de uso de dois remédios contra a COVID-19: Regn-Cov-2 (carisivimabe e imdesivimabe) e Regkirona (regdanvimabe). A suspensão é temporária e para que os medicamentos sejam ofertados novamente, a autoridade sanitária exige a apresentação de dados que comprovem sua eficácia contra variantes como a Ômicron.
Em análise recente dos dados apresentados pelas empresas, os dois remédios apresentaram queda na eficácia contra a doença. Até o momento, os medicamentos eram indicados para o tratamento de pacientes com casos leves e moderados da COVID-19 e que apresentam maior risco de progressão e agravamento da doença.
Recomendações gerais da ANVISA
Enquanto os medicamentos estiverem suspensos, a Anvisa recomenda que as empresas que detém a autorização dos produtos se comuniquem com os profissionais de saúde sobre a suspensão do remédio e expliquem o porquê da ineficácia.
A decisão de suspender temporariamente os remédios foi unânime por parte da Diretoria Colegiada da Agência que considerou, entre outros fatores, a predominância da Ômicron em 99,1% dos casos do país.
Referência
- ANVISA. Anvisa suspende temporariamente a autorização de uso emergencial de dois medicamentos para COVID-19. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2022/anvisa-suspende-temporariamente-a-autorizacao-de-uso-emergencial-de-dois-medicamentos-para-covid-19. Acesso em 29 de março de 2022.