Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

OMS classifica a B.1.1.529 como variante de preocupação e a nomeia "Omicron"

OMS classifica a B.1.1.529 como variante de preocupação e a nomeia "Omicron"
Academia Médica
nov. 26 - 2 min de leitura
000

 

O Grupo de Aconselhamento Técnico sobre a evolução do vírus SARS-CoV-2  é um grupo independente de especialistas que monitora e avalia periodicamente a evolução do SARS-CoV-2 que se reuniu em 26 de novembro de 2021 para avaliar a nova variante do SARS-CoV-2: B.1.1.529.

A variante B.1.1.529 foi relatada pela primeira vez à OMS da África do Sul em 24 de novembro de 2021. A situação epidemiológica na África do Sul foi caracterizada por três picos distintos nos casos relatados, o último dos quais foi predominantemente a variante Delta. Nas últimas semanas, as infecções aumentaram abruptamente, coincidindo com a detecção da variante B.1.1.529. A primeira infecção B.1.1.529 confirmada conhecida foi de uma amostra coletada em 9 de novembro de 2021.

Esta variante apresenta um grande número de mutações, algumas das quais preocupantes. A evidência preliminar sugere um risco aumentado de reinfecção com esta variante, em comparação com outras variantes de preocupação. 

Com base nas evidências apresentadas indicativas de uma alteração prejudicial na epidemiologia do COVID-19, o grupo aconselhou a OMS que esta variante deveria ser designada como variante de preocupação, conselho que a OMS acatou e, então, designou a variante de "Omicron".

Os indivíduos são lembrados, pela organização, de tomar medidas para reduzir o risco de COVID-19, tanto medidas de saúde pública quanto individuais, como uso de máscaras bem ajustadas, higiene das mãos, distanciamento físico, melhoria da ventilação de espaços internos, evitando espaços lotados e sendo vacinados.

 

Referências:

Classification of Omicron (B.1.1.529): SARS-CoV-2 Variant of Concern. OMS. Disponpivel em https://www.who.int/news/item/26-11-2021-classification-of-omicron-(b.1.1.529)-sars-cov-2-variant-of-concern

Artigos relacionados:


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você