Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

4 de fevereiro: Em busca da equidade na prevenção e tratamento do câncer.

4 de fevereiro: Em busca da equidade na prevenção e tratamento do câncer.
Academia Médica
fev. 4 - 2 min de leitura
000

No dia mundial contra o câncer, 4 de fevereiro, tanto o INCA (Instituto Nacional de Câncer)(1) quanto instituições internacionais de combate ao câncer,  promovem o debate sobre a desigualdade social, econômica, política, legislativa e tecnológica no controle do câncer. 

Em entrevista à Agência Brasil(2), o coordenador médico de Assistência do Inca, Gélcio Mendes disse que a equidade é necessária para entender o que as populações vulneráveis precisam a fim de que sejam realizadas medidas para facilitar o acesso à prevenção e tratamento. “Todos somos iguais, mas é importante ter ações diferenciadas para dar a essas pessoas a mesma oportunidade que àquelas com mais acesso à comunicação, ao hospital, ao médico”, relatou o Mendes. 

O trabalho do instituto na campanha da União Internacional contra o Câncer (UICC) será baseado em três pilares: justiça, igualdade e equidade. A campanha será realizada em 3 anos, no primeiro ano, 2022, será feito um rastreio da situação brasileira em relação à comunicação sobre as medidas de prevenção, ao acesso ao rastreamento do câncer de mama e colo de útero e as dificuldades de acesso do paciente ao diagnóstico e tratamento do câncer. No próximo ano, com o levantamento de 2022, serão feitos planejamentos e em 2023 será a execução. Consoante Mendes, neste ano serão feitas entrevistas e oficinas com pacientes, para obter conhecimento sobre dificuldades, objetivando distinguir os grupos que enfrentam mais dificuldades, mesmo que sejam em menor número. 

No site você pode conferir mais informações sobre a celebração do dia mundial da saúde e acompanhar o webinar ao vivo, de transmissão europeia, que iniciou às 5 horas da manhã, com encerramento às 16 horas no horário de Brasília. 

 

REFERÊNCIAS 

  1.  Instituto Nacional de Câncer. Equidade em debate no Dia Mundial do Câncer, 04 Fev 2022. Disponível em https://www.inca.gov.br/noticias/equidade-em-debate-no-dia-mundial-do-cancer

  2. Agência Brasil. INCA defende cuidados mais justos para  controle do câncer. 04 Fev, 2022. Disponível em https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2022-02/inca-defende-cuidados-mais-justos-para-controle-do-cancer


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você