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8 passos para o médico ser visto na internet

8 passos para o médico ser visto na internet
Renata Velloso
jun. 26 - 5 min de leitura
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8 passos para o médico ser visto na internet

Na semana passada tivemos aqui no academia médica um debate sobre publicidade e marketing médico. Se você não assistiu ao debate, vale a pena assistir porque abordamos várias informações relevantes sobre o assunto. Basta clicar aqui.

Quem assistiu deve ter saído convencido de que a internet é uma excelente ferramenta para você divulgar a sua carreira a um custo muito baixo (podendo até gerar novas fontes de  receitas).

No artigo de hoje vamos abordar os 8 passos para você elaborar e implantar uma estratégia de marketing vencedora na internet.

1. Pesquisa: Tem uma frase do Abraham Lincoln que diz o seguinte: “se você me der 6 horas para cortar uma árvore, eu gastarei as primeiras 4 afiando o machado”. Isso demonstra o quanto a pesquisa e o planejamento são importantes. Na pesquisa você precisará definir 3 aspectos fundamentais para a sua estratégia de marketing: quem é você? (ou como será a sua imagem: professor? amigo? conselheiro? humorista?), para quem você está falando e o que a sua concorrência está fazendo.

2. Planejamento: Depois pesquisar é necessário fazer um planejamento básico, respondendo as seguintes perguntas: O que você trará de valor? Quais os custos envolvidos? Quem fará parte da equipe? Quanto tempo você terá dedicado ao projeto? Haverá fontes de receitas, quais são elas? Claro que isso sempre pode mudar e ser aprimorado mas é fundamental que você tenha uma ideia inicial sobre quais são os seus objetivos: Gerar mais movimento no consultório? Oferecer mais serviços aos atuais pacientes? Educar a população? Conectar-se com outros médicos?

3. Produção: Feita a pesquisa e o planejamento inicial é hora de colocar a mão na massa. Produza! Escreva artigos para blog, dê dicas simples usando imagens no facebook, grave o seu primeiro video para o Youtube. Claro que não vai sair perfeito. Mas lembre-se: você sabe muito mais sobre o assunto do que o seu público-alvo. Você já pode começar a ajudar. As pessoas do outro lado precisam da sua informação. Não se apegue ao perfeccionismo. Faça com boa vontade e capricho e passe para o próximo passo.

4. Publique: Produzido o seu conteúdo é hora publicar. Escolha uma plataforma e torne a sua produção disponível para o mundo. Defina onde e em que hora você vai publicar. Não existe a melhor hora para todo mundo, então aqui o segredo também é experimentar.

5. Promoção: Depois de produzir e publicar seu conhecimento chega o momento de divulgar para o mundo. Espalhe por todas as redes sociais que você participa, peça para os seus amigos compartilharem, mande emails, faça com que todo mundo fique sabendo do seu projeto. Considere usar canais pagos, como anúncios do Facebook e no Google. E lembre-se: quanto melhor é o conteúdo, mais barata e eficiente é a promoção.

6. Propagação: Na propagação você faz o seu público-alvo trabalhar por você, tornando a sua mensagem o que a gente chama de “viral”. Tenha em mente que as pessoas compartilham para “fazer bonito” com os amigos dela. Portanto, crie um conteúdo que seja útil, relevante ou divertido. Com isso a pessoa terá orgulho de compartilhar a sua mensagem.

7. Personalização: Crie conteúdo personalizado para cada segmento de público que você pretende atingir. Por exemplo se você é obstetra, vale a pena ter conteúdo personalizado para adolescentes, gestantes, mulheres adultas e na pós menopausa. Com isso você fala mais diretamente com o seu interlocutor e aumenta as chances de propagação da sua mensagem.

8. Precisão: O processo de avaliação da sua estratégia tem que ser contínuo. Escute, mensure, reavalie e com isso você vai ficando cada vez mais preciso na divulgação da sua mensagem. Ninguém acerta de primeira. Tem uma frase muito bacana que diz o seguinte “As vezes a gente ganha, as vezes a gente aprende”. Não torne um erro uma derrota, mas sim como uma oportunidade de aprendizado e correção da rota.

Claro que esse é um roteiro bem resumido. Poderíamos ficar horas, ou até meses detalhando cada um dos passos aqui apresentados. Mas como nós sabemos tempo é algo escasso na vida do médico.

No treinamento do Doctors on the Cloud nós abordamos esses passos com mais detalhes. Temos uma aula só sobre como elaborar a sua estratégia de marketing em que os conceitos explorados aqui são passados com bem mais profundidade e exemplos práticos.

Você também pode se aprofundar no assunto lendo o livro, os 8 Ps do Maketing Digital do autor Conrado Adolfo. Os passos que eu abordo artigo tiveram como ponto de partida esse livro.


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