Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A compulsão por compras como causa da sua necessidade em fazer plantões

A compulsão por compras como causa da sua necessidade em fazer plantões
Life Finanças Pessoais
mar. 29 - 5 min de leitura
000

[avatar user="Lifefp" size="thumbnail" align="left" link="http://bit.ly/lifefpam" target="_blank"]A Life FP é a nova parceira do Academia Médica no falar o que a faculdade esqueceu de contar. São posts semanais que ajudarão nossos leitores a viver om qualidade, fazendo o dinheiro trabalhar por você.[/avatar]

Não é infrequente que você encontre um médico de mais idade fazendo plantões em lugares em que você não quer estar quando tiver os seus 50, 60 anos. Nessa ideia, a maioria de nós nem quer mais fazer plantões... Daí você se pergunta: por quê, na idade e experiência que ele tem, ele ainda está dando plantões?

A resposta está em hábito de vida. Durante sua vida profissional ele provavelmente foi impulsivo, teve de tudo, comprou de tudo. Nunca previu os gastos que ele teria com sua família aos 50 e 60 anos de idade. Agora está lá, fazendo plantões noturnos em pequenos hospitais enquanto deveria estar pensando nas férias em família que mais uma vez terão que ser deixadas de lado.

Por esse motivo e como um alento para os jovens médicos que estão no início de sua vida profissional, nossos parceiros da Life FP abrem nossos olhos com o texto a seguir:

Novo remédio para médicos promete combater a compulsão por compras. 

 por Luiz Fernando Schvartman, CFP® – Sócio Life Finanças Pessoais

Pesquisadores do mundo inteiro tentam descobrir a cura de diversas doenças e distúrbios que afetam a nossa sociedade. São remédios para obesidade, para stress e, agora, lançam uma nova receita para curar a vontade compulsiva de comprar. Diariamente nos deparamos com várias oportunidades e desejos de consumo: novas roupas, televisão mais fina e moderna, novo celular, notebook, carro do ano, apartamento, viagem, refeições especiais, etc.

Cada vez mais somos “bombardeados” por propagandas, seja por e-mail, telefone, internet, outdoor, rádio, televisão e qualquer lugar que possamos imaginar. São cores, sons, frases, músicas, formatos, pessoas, luzes e tudo mais para chamar nossa atenção. E resistir a tudo isso é quase impossível.

A “doença” da vontade compulsiva de comprar causa ainda alguns efeitos colaterais. Além da falta de dinheiro, foi encontrada em alguns pacientes, perda da capacidade de realizar sonhos maiores, uma tristeza crônica de não conseguir comprar e usufruir um pouco destas “oportunidades” que lhes são oferecidas e em casos mais graves um profundo grau de depressão, endividamento e perda do emprego.

O estudo identificou diversos casos desde os mais simples até aos mais complexos, sendo que o número de casos desta “doença” está crescendo cada vez mais no Brasil atingindo das classes mais baixas até aos mais abastados. Inclusive você, médico.

Alguns médicos estão tratando da doença com a “hora extra”, criando novas fontes de renda, trabalhando cada vez mais para suprir a necessidade que o vício traz. No entanto este tratamento atua apenas nos sintomas, não resolve o problema e causa maior dependência, podendo causar “aumento ilusório do padrão de vida” e as consequências podem ser ainda maiores.

Os principais sintomas desta “doença” são:

  • Não saber suas receitas e despesas;
  • não sobrar dinheiro para investimentos;
  • não determinar seus projetos e objetivos pessoais e;
  • em alguns casos até dívidas.

Não adianta se enganar parcelando as compras, colocar a culpa nos salário, nos plantões que pagam pouco e muito menos na inflação.

Mas afinal, qual é o remédio para este problema? Simples: Planejamento financeiro com algumas doses de mudança de hábitos e uma injeção de organização dos gastos.

Quando não temos uma boa organização dos nossos gastos e nem objetivos claros, acabamos gastando com itens desnecessários e perdendo o controle. Portanto, se você souber quais os seus objetivos, seus planos, dificilmente será “convencido” na direção de outros produtos e ofertas. No tratamento podem ocorrer algumas recaídas, mas não tem problema: planeje uma quantia, para os desejos oportunos, mas nunca comprometendo seus reais objetivos e de longo prazo.

Com o tempo você irá perceber que essa receita irá “milagrosamente” diminuir sua necessidade e vício por comprar, entrar em uma loja para dar uma olhadinha e por incrível que pareça, nem vai precisar trabalhar tanto a mais para conquistar alguns dos seus sonhos.

Experimente! Comece a pensar em entender o seu dinheiro. Confira também este vídeo da Life Finanças Pessoais para entender do que estamos falando. 

Mais sobre o assunto:


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você