Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A microbiota intestinal e a saúde metabólica do hospedeiro

A microbiota intestinal e a saúde metabólica do hospedeiro
Academia Médica
jul. 6 - 3 min de leitura
000

O estudo publicado na Cell Reports e realizado por pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade da Califórnia em San Diego usaram modelos de camundongos para explorar como a dieta e os padrões de alimentação afetam a microbiota intestinal  – e a saúde dos hospedeiros, particularmente com obesidade e Diabetes tipo 2.

Nos últimos passos da trajetória do alimento no trato digestório, ocorre o extrato de nutrientes no íleo e de água no cólon. Esses processos são complexos, dinâmicos e influenciados por fatores que variam conforme o tipo de alimento, quando esses alimentos são consumidos e quais são as bactérias presentes na microbiota intestinal. Os comportamentos, os hábitos alimentares e a microbiota intestinal ajudam a ditar a digestão, absorção de nutrientes, síntese de vitaminas e desenvolvimento do sistema imunológico.

Além disso, a microbiota está em constante mudança, a qual é baseada no tipo de alimento e qual a hora do dia em que se come. Neste estudo, ao contrário dos anteriores, o intestino foi analisado em diferentes espaços de tempo ao longo do dia, a fim de entender como o alimento e a microbiota interagem para afetar o ganho de peso e o diabetes. 

As mudanças cíclicas no microbioma intestinal auxiliam no funcionamento do relógio circadiano e, com isso, na regulação e controle da glicose, colesterol e ácidos graxos – e na saúde metabólica geral. Objetivamente, os pesquisadores analisaram, em camundongos, como a obesidade induzida por dieta e a alimentação com restrição de tempo alteram a composição do microbioma ileal e o transcriptoma, que é a parte codificadora de proteínas do genoma de um organismo.

Os pesquisadores descobriram que a obesidade induzida por dieta e a ausência de alimentação com tempo restrito, ou seja, os camundongos podiam comer o quanto quisessem quando quisessem, resultaram em interrupções nos ritmos do microbioma intestinal e nas vias de sinalização que ajudam a modular os relógios intestinais. 

Segundo os autores, essas descobertas ressaltam a influência da dieta e dos padrões de alimentação com restrição de tempo na manutenção de um microbioma intestinal saudável, que por sua vez modula os ritmos circadianos que governam a saúde metabólica. Assim, o microbioma determina o funcionamento gastrointestinal e a saúde do hospedeiro.

Artigos relacionados 

Você é o que você come: a era da autoimunidade?

A revolução intestinal: microbiota, tecnologia e perspectivas do futuro

 

COVID-19 x Intestino - Revisão abordando pacientes críticos

Referência

 Ana Carolina Dantas Machado et al, Diet and feeding pattern modulate diurnal dynamics of the ileal microbiome and transcriptome, Cell Reports (2022). DOI: 10.1016/j.celrep.2022.111008


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você