Este texto é mais um relato de uma experiência pedagógica desenvolvida no
Atendimento
Educacional Especializado (AEE)
para alunos com autismo, integradas as tecnologias como ferramenta
facilitadora e ativa de aprendizagem. Proposta de atividade para
auxiliar a fortalecer a
conscientização sobre a importância de reconhecer e valorizar o potencial das pessoas com autismo. Para ler o primeiro texto publicado na Academia Médica sobre o assunto, abordando Robótica Educacional, clique aqui.
A atividade educacional que será
apresentada é sobre uso do software Scratch. A educação é um direito de
todos e com as novas tecnologias a nosso dispor, nós enquanto educadores
precisamos desenvolver atividades que potencializem as propostas pedagógicas diversificadas e
integradas às tecnologias dentro das escolas para todos.
O propósito de apresentar o
software Scratch para os alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi para ensinar programação de jogos
e animações de forma lúdica para aprimorar os conhecimentos por meio dos
variados comandos de execução do software. Comandos que estimulam o
desenvolvimento do pensamento lógico de forma interativa e compartilhada.
O que é o Scratch?
Plataforma Scratch: É um
software que se utiliza de blocos lógicos e itens de som e imagem, além de
compartilhar de maneira on-line as criações. Com a utilização do Scratch pelos
alunos é possível ampliar os recursos de aprendizagem.
Mitchel Resnick (2014) - que é professor de
Pesquisas Educacionais do Laboratório de Mídia do MIT
(Laboratório de Mídia do
Instituto de Tecnologia de Massachusetts), ligado à Fundação LEGO, que
desenvolve novas tecnologias e atividades para envolver principalmente crianças
nas suas experiências criativas - argumenta que para se adquirir fluência em
relação às novas
tecnologias não é suficiente
saber usar
com naturalidade as
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). É necessário que se saiba
“projetar, criar e se expressar através dessas tecnologias”.
O Scratch foi desenvolvido com base em projetos para criar animações, jogos e histórias interativas, expressando paixões e interesses pessoais por meio da programação em blocos. Você pode acessar o Scratch de forma on-line – tendo acesso a sua comunidade – ou de forma off line, fazendo seu download para o computador ou tablet. O Scratch é um projeto do Grupo Lifelong Kindergarten no MIT Media Lab, desenvolvido pela Scratch Foundation. (Scratch - Brasil, 2023 - https://scratchbrasil.org.br/o-que-e-scratch/ )
Experiência pedagógica com
Scratch no AEE para alunos com autismo:
Atividade 01 - O
aluno conseguiu adicionar um personagem de games, escolheu o Sonic, seu
predileto e criou movimentos de aumentar, duplicar, diminuir, mover, virar e
deslocar-se conforme os comandos que ele mesmo adicionou após pesquisas.
Estratégias de aprendizagem: Inicialmente,
o aluno precisou da mediação do professor, mas depois conseguiu fazer de forma
autônoma. A proposta de explorar novas possibilidades ajudou a melhorar seu
conhecimento de sequência alfabética, possibilitou ao aluno identificar as
letras iniciais das palavras que apareciam na tela do Scratch e quando
precisava reconhecer a palavra na íntegra, a mesma era escrita pelo professor
em uma folha de papel a parte que correspondia ao comando desejado.
Foto
01-
Personagem de game
Fonte:
Arquivo pessoal
Atividade 02 - O
aluno autor dessa atividade já conseguiu criar mais de 20 (vinte) projetos de
criações na plataforma Scratch. É um aluno que possui muitas habilidades com
tecnologias. Nessa atividade propôs criar um jogo de carrinho.
Estratégias de aprendizagem: No exemplo abaixo uma atividade com carrinho
que segundo a explicação do aluno utilizou uma mecânica simples com objetivos
de tentar zerar, levar bolinhas para um alvo determinado, tentando escapar de
uma parede de bloqueio. É um aluno que apresenta mutismo seletivo, mas no
atendimento do AEE realiza atividades de forma audível com o professor e seus
amigos.
Foto
01- Desafio do carrinho
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=BiZka3J1HYQ
Embora as ferramentas
tecnológicas com propostas pedagógicas dentro das escolas venham se ampliando
ao longo do tempo, o seu potencial inclusivo ainda é algo a ser analisado.
Todos possuímos o direito à educação de excelência e todos aprendemos de
maneiras diferentes; em particular, as pessoas com deficiências, que possuem
múltiplas maneiras de se habituar a novos meios de aprendizagem.
Referência:
RESNICK, Mithel. (2014) “Palestra no evento Transformar 2014”. 46'30''. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=hRGJUc2opQ4. Acesso em: 4 mar. 2023.
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