Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Absenteísmo entre profissionais de saúde: um desafio para o setor

Absenteísmo entre profissionais de saúde: um desafio para o setor
Academia Médica
jun. 7 - 3 min de leitura
000


A abordagem sobre Absenteísmo faz um alerta sobre a ocorrência desse fenômeno entre nós, profissionais de saúde, representando um ônus significativo para o sistema de saúde no Brasil, com perdas que superam 25 milhões por ano.

O absenteísmo, definido como a falta não planejada dos profissionais ao ambiente de trabalho, é uma questão que repercute diretamente na sobrecarga dos colegas que permanecem em atividade e na qualidade do atendimento aos pacientes.


Impulsionado com a crise da COVID-19, o agravamento desse fenômeno, representou um aumento de quase 30% nos afastamentos, na maioria devido a problemas de saúde mental. Esse aumento no absenteísmo sinaliza o impacto na saúde dos profissionais e na capacidade operacional do setor. Paradoxalmente, a crise também acelerou a inovação no campo da saúde, com um crescimento de 16,1% nas healthtechs e a adoção acelerada da telemedicina, conforme um estudo da Liga Ventures e PwC Brasil. 

Na resposta a esse desafio, investimentos em saúde corporativa e atuação de profissionais de saúde especializados a adoção de soluções digitais para a prevenção e promoção do bem-estar, tornam-se essenciais. 

Os programas de saúde e bem-estar são instrumentos valiosos nesse contexto, como evidenciado pelo estudo da Gallup-Sharecare. Esses programas podem reduzir o absenteísmo não planejado em até 41% e diminuir a disposição para mudar de emprego em 81%, atacando diretamente a taxa de turnover.


Neste cenário, a conjugação entre tecnologia e a humanização dos serviços de saúde emerge como uma ferramenta extremamente eficaz. As inovações tecnológicas em saúde possibilitam o aprimoramento no cuidado e eficiência nos atendimentos. No entanto, a tecnologia, por si só, não é suficiente. A humanização dos serviços de saúde, que implica em uma abordagem mais centrada no paciente e no profissional de saúde, potencializa a eficácia dessas ferramentas tecnológicas.

Por meio dessa sinergia, é possível melhorar não apenas a saúde física e mental dos nossos colegas de profissão, mas também a eficiência operacional e a saúde financeira das instituições de saúde. Uma gestão de saúde corporativa bem estruturada, que englobe a tecnologia e a humanização, pode ser uma estratégia eficaz para a redução do absenteísmo e a otimização da utilização dos recursos, resultando em um sistema de saúde mais resiliente e sustentável.

Em resumo, a publicação contribui para refletirmos sobre o absenteísmo no setor de saúde e a necessidade de investimento de estratégias eficazes para cuidar da saúde e bem-estar dos nossos inestimáveis colegas de profissão. 




Leia também: 






Fonte: 

Carlos Braga. (2023). Absenteísmo entre profissionais da saúde gera gargalo financeiro no setor. saúde Business. https://www.saudebusiness.com/gestao/absenteismo-entre-profissionais-da-saude-gera-gargalo-financeiro-no-setor


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você