Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Dicas para as mulheres! Confira cinco maneiras de usar o lazer em prol da saúde mental

Dicas para as mulheres! Confira cinco maneiras de usar o lazer em prol da saúde mental
Academia Médica
abr. 14 - 3 min de leitura
020


O lazer e a recreação podem ajudar no enfrentamento de situações estressantes e melhorar o ânimo. Com base em entrevistas realizadas com mulheres de diferentes idades que enfrentavam problemas de saúde mental durante a pandemia, integrantes da Universidade de Alberta, no Canadá, listaram cinco formas como pessoas do sexo feminino podem buscar por atividades que gerem sensações de tranquilidade e bem-estar. O trabalho resultou em um artigo publicado na Leisure Studies. Confira as dicas:

1) Arranje tempo para se concentrar em si mesma

Deixe o trabalho, os cuidados com a casa e com os filhos de lado e encontre tempo para fazer algo que você goste, sozinha ou em grupo. Segundo o estudo desenvolvido em Alberta, ao arranjar tempo para si mesma, você está exercitando sua autodeterminação. Esta é muito importante para manter um senso de organização e controle na vida.

2) Encontre sua comunidade

Conectar-se com outras pessoas é extremamente importante para a saúde mental, podendo servir como algo motivador para arranjar tempo para atividades de lazer e recreação. Ter um grupo de pessoas ao redor ou mesmo um único amigo verdadeiro ao lado faz sentir que existe rede de apoio, incentivando a prática de algumas atividades que geram prazer.

3) Persiga ativamente as emoções de bem-estar

O envolvimento em atividades de lazer e recreação ajuda a processar as emoções. Combate sentimentos de depressão e ansiedade, promovendo relaxamento e oferecendo sensação de paz. Porém, é preciso determinação para buscar atividades alinhadas com seus valores, que criem alegria, sensação de realização e poder.

n  4) Encontre maneiras de contornar suas barreiras

Há muitas barreiras que impedem as mulheres de realizar atividades de lazer e recreação, desde o dinheiro até o clima e a sensação de que é preciso um equipamento específico ou determinado nível de habilidade para participar de algo. É importante reconhecer e identificar essas barreiras e tentar contorná-las. No que diz respeito a dinheiro, por exemplo, procurar aulas gratuitas em centros comunitários é apontado como uma boa medida.

5) Busque oportunidades sob medida para mulheres

Para as mulheres em particular, a segurança costuma ser uma grande preocupação no acesso a oportunidades de recreação. Por isso, iniciativas de lazer voltadas especificamente ao público feminino podem ser uma boa alternativa. Outra é buscar atividades em grupo que proporcionem segurança física e psicológica.

Referência:

Lauren A. Ray et al, "We could just be what we wanted to be": The role of leisure and recreation in supporting women's mental health during COVID-19, Leisure Studies (2022). DOI: 10.1080/02614367.2022.2157465

Leia também:






Denunciar publicação
    020

    Indicados para você