[ editar artigo]

OMS sugere ações globais para incentivo de atividades físicas

OMS sugere ações globais para incentivo de atividades físicas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez uma série de sugestões para ajudar a melhorar o bem-estar das pessoas e mudar o cenário atual com relação às condições adequadas de oferta para a prática de atividades físicas, que segundo a agência, estima-se que até 5 milhões de morte poderiam ser evitadas se a população global fosse mais ativa e a falta de espaços destinados à atividade física é um dos fatores impeditivos para a sua realização.

Orientações

 A OMS orienta que adultos façam pelo menos 150 minutos de atividade moderada a vigorosa por semana. No entanto, a frequência e intensidade das atividades empregadas é muito importante para a manutenção dos resultados.

Necessidades

O relatório incentiva a implementação de ações políticas sejam desenhadas no plano de ação global, buscando aumentar a atividade física em 15% até 2030.

Ainda muito longe do ideal, o documento da OMS mostra que um quarto dos adultos e quatro a cada cinco adolescentes não são minimamente ativos.

As mulheres são alvo de preocupação ainda maior, visto que em nível global, elas se movimentam 8% a menos que os homens.

Socioeconômicamente, os países com renda maior são menos ativos que os de países de renda média ou baixa. 

A chefe da Unidade de Atividade Física da OMS afirmou que as ações sugeridas na publicação estão alinhadas com as políticas da agência.  Fiona Bull fornece diretrizes para que todos possam atuar para alcançar uma sociedade mais ativa.

Ela explica que a entidade da ONU está pedindo às indústrias, à sociedade civil e aos governos, bem como às demais agências, que “construam uma visão comum para a criação de sociedades mais ativas através do esporte, caminhada, ciclismo e brincadeiras”.

O estudo aponta três ações essenciais para ajudar a aumentar o engajamento em atividades físicas:

  • buscar parcerias entre setores
  • construir governança para melhorar programas da área
  • impulsionar o financiamento.

O que você achou dessas sugestões? Deixe seu comentário nas nossas redes sociais e ajude a disseminar conhecimento.

Artigos relacionados


Publique na Academia Médica. Clique aqui e saiba como.


 

Academia Médica
O que a faculdade esquece de falar!
O que a faculdade esquece de falar! Seguir

Página da redação da Academia Médica para divulgar atualizações pertinentes aos médicos, acadêmicos de medicina e profissionais de saúde.

Ler conteúdo completo
Indicados para você