[ editar artigo]

Aplicativos Médicos - Cartão Nacional do SUS

Aplicativos Médicos - Cartão Nacional do SUS

Aplicativos Médicos - Cartão Nacional do SUS

O Brasil é uma bagunça. Não há novidade nenhuma nisso. Apesar do Sistema Único de Saúde ser passível das mesmas críticas, desta vez só temos a elogiar.

O aplicativo para Android Cartão SUS Digital, consegue acender uma luz no fim do túnel quando o assunto é melhoria da gestão do Sistema Único de Saúde.

Este app é útil tanto para pacientes quanto para médicos, pois consegue dar agilidade e documentação a dados de saúde do usuário do sistema de uma forma que até então era impossível.

Com ele, pacientes podem documentar seu medicamentos de uso contínuo, doenças crônicas, evolução nutricional e últimos exames de sangue. Ou seja,agora  há uma possibilidade de você conseguir ter a ceteza sobre o tratamento daquele paciente que está consultando contigo na urgência e emergência, sem que você caia no viés de acompanhantes ou da propria dificuldade de comunicação que muitos de nossos pacientes apresentam em consultas não eletivas.

As Alergias também podem ser documentadas no APP, que conta com as sessões de alergias medicamentosas, alimentares e antigenos produzidos por artropodes ou outros animais.

Outra opção são os contatos de emergência. Esse item é de boa utilidade principalmente para os que dão entrada como indigentes no hospital, mas portam um celular.

Um defeito do app é que ele funciona apenas quando o usuário desbloqueia o telefone. Log em uma urgência, não é possível recuperar os dados da pessoa que porta aquele telefone celular.

Senti falta também de uma sessão de vacinas e imunizações, assim como de um histórico de presença ou atividade de doenças de notificação compulsória.

Um artifício que tem potencal mas ainda é bastante rudimentar e um tanto inútil da forma que está é a sessão "Meus Profissionais". Como falei a ideia é boa. Todos devemos saber quem são nossos médicos assistentes e demais profissionais de saúde. Entretanto, o sistema se solicita o CPF para o cadastro de um profissional. Eu não sei vocês, mas eu posso até fornecer meu CRM (ele é público mesmo) mas meu CPF para qualquer paciente não me inspira credibilidade e confiança para expor o numero básico de cadastro funcionante em nosso país.

Acredito que o app ainda está em evolução e tem muitas possibilidades a serem conquistadas com a digitalização do Cartão Nacional do SUS. Uma das mais relevantes é a diminuição dos custos do sistema. No caso dos exames, a documentação adequada dos resultados recentes, muitas vezes, permite você conduzir um caso solicitando menos, ou nenhum, exame.

Testado no MotoMaxx

Prós

OK Gratuito

 OKDocumenta adequadamente alguns dos principais dados de saude do usuário do sus.

 OKManejo pelo proprio paciente de seues dados

OKAs possibilidades a partir do app são muitas, principalmente para a melhoria da gestão da saúde publica do país.

Contras

X Ainda não é intuitivo o suficiente para que funcione realmente com todos da população. A exigência do cpf dos profissionais do sus é um mpecílio pois muitos não ficam confortáveis em fornecer documentos pessoais.X A necessidade de imputar dados dentro do sistema dificulta a sua utilização, sendo esse o fator de dificuldade da maioria dos apps que tem essa pretenção.X Não tem para iOS

Baixe o app no Google Play



googleplay

Academia Médica
Fernando Carbonieri
Fernando Carbonieri Seguir

Inovação é sua forma de exercer a medicina. Em 2012 criou a Academia Médica, comunidade dedicada a "FALAR O QUE A FACULDADE ESQUECEU DE NOS CONTAR". Membro Comissão do Médico Jovem do CFM, Palestrante, Hacking Health Curitiba e Brasil

Ler matéria completa
Indicados para você