{{ warning.message }} Ver detalhes
Post
Link
Pergunta
Aplicativos Médicos - IEmergências
[editar artigo]

Aplicativos Médicos - IEmergências

Aplicativos Médicos - IEmergências Quando começamos a fazer plantões, costumamos a carregar conosco algum livro que nos dê suporte quando alguma dúvida aparece. Ter em mãos um livro para ajudar a decidir qual a dosagem dos medicamentos usados em cada caso é muito útil e facilita muito nos plantões. Um inconveniente, que está com dias contados, é a necessidade de carregar vários desses livros. Smartphones e tablets são uma boa alternativa, que podem concentrar ferramentas que aumentam o seu arsenal usado nos plantões de pronto atendimento. O iEmergências está no caminho certo para ser o substituto para livros como o Blackbook ou o Current Clinical Advisor, como um aplicativo confiável que você deve ter em seu smartphone, principalmente se você é Interno ou um médico residente.

Falo isso porque, ao analisar este app da startup carioca PEBMED, encontrei nele uma navegação simples e eficaz para acessar um conteúdo que apenas fica fixo em sua memória após o repetido uso que apenas a prática proporcionará. Basicamente, o aplicativo é dividido em 3 sessões: Condutas, Calculadoras e Medicamentos. Imagem2Condutas: Os assuntos aqui listados tem estão dispostos em uma excelente forma para tirar dúvidas rápidas. No início de cada texto, você encontra um guia rápido que apresentará a estratificação do risco e a conduta (medicamentos mais usados com a farmacodinâmica e farmacocinética) a ser tomada perante a uma urgência ou emergência. Ao deslizar a tela, você terá um Resumo sobre o agravo. Um pouco adiante, o assunto fica mais completo pois há guidelines que melhoram o seu entendimento sobre o assunto. Calculadoras: Aqui temos uma reunião da maioria de calculadoras e escores que utilizamos diariamente. Calcular dose e ajustar medicação para pacientes renais (com base no Clearence) fica muito mais fácil. Há uma outra calculadora que calcula dose de fármacos equivalentes, como Corticoides e Benzodiazepínicos. Encontramos calculadoras que ajudam a estratificar o risco por patologia (APACHE-II, Curb-65, MELD, Child-Pugh, Grace para IAM, e inúmeras outras). Elas estão distribuídas em Pacientes Críticos, Suporte Clínico, Emergências Cardiovasculares e Respiratórias . Todas as calculadoras possuem explicações sobre o score em questão, assim como suas referências bibliografia. Drogas: Estão listadas as mais frequentemente usadas. As informações sobre cada droga estão divididas em Classe Medicamentosa, Indicações, Contra Indicações, dose pediátrica, apresentação e efeitos adversos. Você também encontra uma divisão "Por Ação Terapêutica", que lista as drogas pelo seu uso mais comum.

Prós

  • Em português.
  • Reúne muitos aplicativos em um só, com um preço único e updates grátis
  • Rapidez no acesso a guidelines e medicações usadas nos Pronto Atendimentos
  • Barato quando comparado a livros do gênero
  • Ideal para quem trabalha em pronto atendimento ou com transporte e remoção (ambulância)
  • Funciona sem estar conectado a internet
  • Aborda as patologias que corresponde a pelo menos 90% dos atendimentos de urgência e emergência

Contras

  • Não tem versão grátis demonstrativa
  • Falta um link para as revisões bibliográficas em cada assunto
  • Link  para conhecer outros apps, mas que não prejudica navegação

iOS Simulator Screen shot 20.01.2013 12.20.46

 

Baixe o app na Apple Store ou no Google Play

7998c8f5838d65d0b1800c0dabef5a3f

gooleplay

 

Fernando Carbonieri

Fernando Carbonieri

Fundador da comunidade Academia Médica, que desde 2012 tem o intuito de expandir os horizontes falando o que a faculdade esqueceu de nos contar.

Fique informado sobre as novidades da comunidade
Cadastre-se aqui
Gostou desse artigo? Escreva o seu também!
Nova publicação

Artigos relacionados

Continue lendo!

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso
aos conteúdos exclusivos.

Entrar