[ editar artigo]

Aplicativos Médicos - IEmergências

Aplicativos Médicos - IEmergências
Aplicativos Médicos - IEmergências Quando começamos a fazer plantões, costumamos a carregar conosco algum livro que nos dê suporte quando alguma dúvida aparece. Ter em mãos um livro para ajudar a decidir qual a dosagem dos medicamentos usados em cada caso é muito útil e facilita muito nos plantões. Um inconveniente, que está com dias contados, é a necessidade de carregar vários desses livros. Smartphones e tablets são uma boa alternativa, que podem concentrar ferramentas que aumentam o seu arsenal usado nos plantões de pronto atendimento. O iEmergências está no caminho certo para ser o substituto para livros como o Blackbook ou o Current Clinical Advisor, como um aplicativo confiável que você deve ter em seu smartphone, principalmente se você é Interno ou um médico residente.

Falo isso porque, ao analisar este app da startup carioca PEBMED, encontrei nele uma navegação simples e eficaz para acessar um conteúdo que apenas fica fixo em sua memória após o repetido uso que apenas a prática proporcionará. Basicamente, o aplicativo é dividido em 3 sessões: Condutas, Calculadoras e Medicamentos. Imagem2Condutas: Os assuntos aqui listados tem estão dispostos em uma excelente forma para tirar dúvidas rápidas. No início de cada texto, você encontra um guia rápido que apresentará a estratificação do risco e a conduta (medicamentos mais usados com a farmacodinâmica e farmacocinética) a ser tomada perante a uma urgência ou emergência. Ao deslizar a tela, você terá um Resumo sobre o agravo. Um pouco adiante, o assunto fica mais completo pois há guidelines que melhoram o seu entendimento sobre o assunto. Calculadoras: Aqui temos uma reunião da maioria de calculadoras e escores que utilizamos diariamente. Calcular dose e ajustar medicação para pacientes renais (com base no Clearence) fica muito mais fácil. Há uma outra calculadora que calcula dose de fármacos equivalentes, como Corticoides e Benzodiazepínicos. Encontramos calculadoras que ajudam a estratificar o risco por patologia (APACHE-II, Curb-65, MELD, Child-Pugh, Grace para IAM, e inúmeras outras). Elas estão distribuídas em Pacientes Críticos, Suporte Clínico, Emergências Cardiovasculares e Respiratórias . Todas as calculadoras possuem explicações sobre o score em questão, assim como suas referências bibliografia. Drogas: Estão listadas as mais frequentemente usadas. As informações sobre cada droga estão divididas em Classe Medicamentosa, Indicações, Contra Indicações, dose pediátrica, apresentação e efeitos adversos. Você também encontra uma divisão "Por Ação Terapêutica", que lista as drogas pelo seu uso mais comum.

Prós

  • Em português.
  • Reúne muitos aplicativos em um só, com um preço único e updates grátis
  • Rapidez no acesso a guidelines e medicações usadas nos Pronto Atendimentos
  • Barato quando comparado a livros do gênero
  • Ideal para quem trabalha em pronto atendimento ou com transporte e remoção (ambulância)
  • Funciona sem estar conectado a internet
  • Aborda as patologias que corresponde a pelo menos 90% dos atendimentos de urgência e emergência

Contras

  • Não tem versão grátis demonstrativa
  • Falta um link para as revisões bibliográficas em cada assunto
  • Link  para conhecer outros apps, mas que não prejudica navegação

iOS Simulator Screen shot 20.01.2013 12.20.46

 

Baixe o app na Apple Store ou no Google Play

7998c8f5838d65d0b1800c0dabef5a3f

gooleplay

 

Academia Médica
Fernando Carbonieri
Fernando Carbonieri Seguir

Empreendedor serial em saúde com cases de transformação digital reais que já impactam milhões de vidas. Crio uma arena de discussões para que o conhecimento seja compartilhado e construído para que a saúde e a medicina evoluam!

Ler conteúdo completo
Indicados para você