Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Aplicativos Médicos - Terapia Intensiva - condutas e drogas

Aplicativos Médicos - Terapia Intensiva - condutas e drogas
Fernando Carbonieri
out. 22 - 4 min de leitura
010

Screenshot_2013-10-20-17-48-40

Terapia Intensiva - condutas e drogas

O Guia de Terapia Intensiva é um aplicativo que deve ser usado exclusivamente por médico e acadêmicos de medicina que querem ter a facilidade de consultar os Guidelines em UTI/CTI  diretamente de seus Smartfones e Tablets. Este aplicativo da Startup carioca PEBmed, tem o objetivo de tornar mais fácil o dia-a-dia, da evolução diária dos pacientes às intercorrências clínicas e cirúrgicas.

Dividido em sessões práticas, conforme a abordagem clínica, o iCTI fornece informações que podem auxiliar a tomada de decisões e condutas que ocorrem na terapia intensiva.

O aplicativo é dotado de um Ebook que apresenta os mais diversos temas manejados na terapia intensiva. Os principais capítulos são SEPSE, SUPORTE HEMODINÂMICO, SUPORTE NEUROLÓGICO, SUPORTE VENTILATÓRIO, EQUILÍBRIO ELETROLÍTICO, PROCEDIMENTOS EM TERAPIA INTENSIVA, PROTOCOLOS EM CTI e CUIDADOS NO CTI. Cada um dos capítulos possui sub-capítulos que abordam a rotina da maioria das UTIs. Isso torna o aplicativo uma boa escolha para carregar em seu gadget médico, pois proporciona um meio bastante válido para tirar suas dúvidas durante o plantão.

icti1Outro recurso bastante interessante são as calculadoras que acompanham o aplicativo. São mais de 40 calculadoras presentes, o que torna o app um combo, pois reúne as facilidades de muitos aplicativos em um só. Como sabemos, é impossível trabalharmos sem uma calculadora na medicina. As que estão presentes no aplicativo suprem a necessidade de recorrer ao livro para relembrar aquela formulapara calcular o déficit de agua livre, ou todos os critérios de Ranson na admissão e após 48h, por exemplo.

O bulário presente no Terapia Intensiva é dividido de uma forma que facilita muito a vida do médico de plantão. São três as maneiras que você pode chegar a melhor escolha terapêutica. Ele está dividido em:

  • Guia de Drogas em CTI - Orientado em ordem alfabética, cada droga apresenta informações sobre sua apresentação, diluição mais utilizada, nomes comerciais, posologia ( dose de ataque + manutenção), calculadora própria (de acordo com o peso do paciente), recursos extras ( na amiodarona por exemplo, de acordo com o peso a calculadora ja demonstra a dose necessária para cardioversão da FA, para TV, dose de manutenção de acordo com o agravo e cálculo da dose alvo)
  • Guia de antimicrobianos - um capítulo, a parte a farmacologia anti microbiana para uti depende da microbiota do ambiente (inerente a cada UTI). Ao saber disso o app pode auxiliar em muito na escolha do ATB correto até a chegada do infecto para o escalonamento/descalonamento
  • icti ebookGuia de patógenos - cada um dos patógenos traz a provável sensibilidade ao ATB a ser escolhido. Vale lembrar que a escolha do ATB não se deve somente a sensibilidade do patógeno mas sim a concentração da droga no tecido infectado.

Submetemos o app para avaliação de residentes em anestesiologia e medicina intensiva. Em suma foram observados que o ebook traz ( como a maioria dos livros-texto) um conteúdo extenso e de difícil aplicabilidade no cenário nacional, servindo então para estudo. Assim, no momento que necessitar do resgate da informação, o usuário pode utilizar facilmente o app pois já conhece o paradeiro da resposta daquele questionamento. As tabelas e o vasto conteúdo foram classificados como correto e idôneo, com algumas ressalvas pois traz um cenário ideal e mostra alguns critérios extras para o diagnóstico de SEPSE ( muitos não estão presentes nos critérios da Associação de Medicina Intensiva Brasileira devido ao uso de guidelines mais atuais que a publicação da instituição).

Prós

  • Aplicativo em português.
  • Calculadoras realmente úteis no dia-a-dia da UTI reunidas em um programa só
  • Objetivo: o aplicativo foi feito para quem sabe diagnosticar. A partir dessa premissa básica ele fornece a conduta terapêutica
  • Fidedigno: o app segue os principais guidelines atualizados para os agravos mais frequentes em UTI/CTI

Contras

  • Aplicativo pago
  • Conteúdo vasto: poderia possuir um "favoritos"

 Confira os Screenshots:

 

 

Baixe para seu Gadget

iphone app store google play available


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você