{{ warning.message }} Ver detalhes
Post
Link
Pergunta
Aplicativos Médicos - Virtual Check Up
[editar artigo]

Aplicativos Médicos - Virtual Check Up

Aplicativos Médicos - Virtual Check Up

Uma das requisições mais solicitadas por nossos pacientes ambulatoriais é o pedido de um check up. Para performar um bom check up em seu paciente é imprescindível uma boa anamnese e um bom exame físico. Após isso, o uso da propedêutica armada é vital para uma assistência global ao seu paciente.

Os fatores relevantes são a idade, o gênero, gestação em curso, atividade sexual, as condições de hábito de vida e doenças crônicas pre instaladas. A partir destes dados você deve sempre solicitar a realização de alguns exames padrão. Aí que começam algumas dificuldades.

Os exames a serem solicitados pelo médico variam muito com o perfil do paciente e, por este motivo,  podem gerar certa dificuldade na memorização, gerando discrepâncias neste tipo de solicitação.

Por esse motivo, os médicos Fabio Freire, Gustavo Schvartsman e Henry Porta, da Unifesp / Escola Paulista de Medicina, desenvolveram um aplicativo gratuito para ajudar o médico que irá realizar um Check Up em seu paciente.

Eles foram um pouco além dos exames. Resolveram incluir no programa, as vacinas preconizadas para cada caso. Algo que confesso que já esqueci de solicitar aos meus pacientes. Segundo os autores, eu não sou o único, sendo este o motivo de terem incluído as vacinas no programa.

A ideia do programa baseou-se principalmente no United States Preventive Services Task Force (USPSTF).  As recomendações vacinais provém do CDC e do Ministério da Saúde do Brasil. As recomendações sobre Doenças Hepáticas, Diabetes, DPOC e AVC seguem as mais conceituadas sociedades de especialidade do mundo.

Com um Layout simples e prático, o aplicativo funciona como um guia para os exames a serem solicitados de acordo com o perfil do paciente.

Rastreamento para dislipidemia, utilizando a página do National Heart, Lung and Blood Institute Rastreamento para dislipidemia, utilizando a página do National Heart, Lung and Blood Institute

Após fazer a pesquisa, você pode compartilhar com seu paciente pelo email. Assim ele também terá acesso a alguns dos porquês das solicitações. Recomendamos que você coloque seu email como cópia, para anexar ao prontuário, quais solicitações foram demandadas ao paciente. Documentação da seu atendimento é imprescindível, principalmente devido à judicialização da medicina. Neste ponto há um leve equivoco. Talvez pelo fato do app ser bilíngue (Português e Inglês), o email que vai para o paciente está com o cabeçário em inglês, e o restante do conteúdo em português.

Os autores são categóricos em afirmar que o app é caracterizado por fornecer informações gerais, e que a conduta deve ser tomada mediante a avaliação médica individualizada do paciente.

O aplicativo é bastante útil e recomendamos o download. Não há conflitos de interesse nesta publicação.

Prós:

OK Gratuito
OK Pontual em apresentar os exames básicos a cada perfil de paciente.
OKAtualizado com as últimos guidelines que podem impactar na sua prática
OK Em breve será disponibilizada uma versão web
OK Homogeniza as solicitações  da propedêutica armada, baseado em evidências
OK Feito por médicos brasileiros
OK Em português e Inglês

Contras:

X As calculadoras só funcionam com o dispositivo ligado a internet. Não é algo exatamente contra, uma vez que na maioria dos consultórios há wi-fi. Talvez seu uso pode ser limitado nos atendimentos ambulatoriais do sus.

Baixe para seu Tablet ou Celular e acerte no seu tratamento!!!

appstoregoogleplay

 

Fernando Carbonieri

Fernando Carbonieri

Fundador da comunidade Academia Médica, que desde 2012 tem o intuito de expandir os horizontes falando o que a faculdade esqueceu de nos contar.

Fique informado sobre as novidades da comunidade
Cadastre-se aqui
Gostou desse artigo? Escreva o seu também!
Nova publicação

Artigos relacionados

Continue lendo!

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso
aos conteúdos exclusivos.

Entrar