Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Aprenda com os ingleses a usar evidências na sua prática clínica

Aprenda com os ingleses a usar evidências na sua prática clínica
Academia Médica
out. 4 - 4 min de leitura
000

Por Dhiogo Corrêa

Os guias do NICE ajudam profissionais a promover o melhor cuidado à saúde baseados nas melhores evidências disponíveis.

Admirado por muitos, o sistema britânico de saúde pública (National Health Service – NHS) é um destaque absoluto na história das políticas de saúde. Neste texto, o Academia Médica se propõe a ensinar aos nossos leitores a utilizar o NICE, uma poderosa ferramenta disponibilizada pelo NHS para auxiliar os médicos britânicos na escolha de condutas perante a diversas situações clínicas e cirúrgicas.

O NICE (National Institute of Health and Clinical Excellence) foi criado em 1999 objetivando munir médicos e outros profissionais da área da saúde de evidências científicas que os auxiliassem a tomar decisões seguras, apoiadas por literatura médica de qualidade. Hoje em dia, o site do NICE disponibiliza gratuitamente guidelines acerca de inúmeras afecções. As informações são de rápido e fácil acesso, tanto por via fixa quanto móvel, sendo absolutamente compatíveis, para não dizer convenientes, com o nosso cotidiano, podendo ser acessadas gratuitamente.

Encorajamos os nossos leitores a experimentarem o NICE através de um modelo de pesquisa escolhido pelo Academia Médica para ser usado como tutorial, que os habilitará a realizar qualquer pesquisa almejada. Para acessar esta rica fonte de guidelines, utilize o endereço www.nice.org.uk .

Já na página principal do site, você encontrará a aba FIND GUIDANCE, que apresentará a lista de áreas abordadas pelo NICE, subdividas em áreas específicas de atuação médica.

No primeiro grupo de conteúdos, clique no link cardiovascular. Você será levado à lista de afecções cardiovasculares acerca das quais o NICE apresenta guidelines. Nesta página, escolha a opção Hypertension. Quando escolhida a patologia/procedimento/situação clínica ou cirúrgica a ser consultada, será exposta uma série de afecções às quais você possa estar se referindo. No exemplo escolhido, será disponibilizada uma série de situações hipertensivas, medicações para hipertensão, complicações da doença etc.

Apesar da praticidade do acesso à informação de qualidade chamar atenção, as vantagens do uso do material do NICE vão muito mais longe. Repare que, ao lado direito dos temas disponíveis, estão presentes alguns links, dentre os quais se destaca a maior vantagem do uso desta base eletrônica: a opção de escolher entre o FULL e o QUICK GUIDANCE.

Ideal para situações em que decisões rápidas e diretas precisam ser tomadas ou para quando não há muito tempo disponível para os estudos, os quick guidances são compostos por um material rico em gráficos e esquemas de fácil compreensão e rápida leitura.

 Já os full guidances são verdadeiras bases teóricas sobre o tema escolhido, compostos de informações atualizadas e completas, podendo ser perfeitamente utilizados para estudos aprofundados. Vale citar que nem todos os guidances apresentam uma versão quick disponível. Porém, as atualizações e adições constantes de conteúdo nos fazem crer que isso é apenas questão de tempo.

Independentemente da fonte que você utilize para embasar sua prática médica, a cada dia mais se faz necessária a prática da medicina baseada em evidências. Assim, além da segurança científica na tomada de decisões, contamos com o respaldo literário para possíveis situações jurídicas a que estamos expostos. A partir disso, o NICE se apresenta como uma ótima oportunidade de aplicar esta medicina ao nosso dia-a-dia.

*Dhiogo Corrêa é interno em Medicina da Universidade Positivo e colaborador do Academia Médica.

 Gostou da publicação de hoje? Acompanhe o Academia Médica no Facebook!

O Academia Médica declara não haver quaisquer conflitos de interesse nesta publicação.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você