[ editar artigo]

Artes Virais: grandes pandemias da história

Artes Virais: grandes pandemias da história

 A relação entre a Medicina e as Artes vai muito além do uso recreativo de linguagens artísticas como estratégia de lazer e manutenção da saúde mental. Literatura, pintura, cinema, música, dança... como as artes podem se relacionar com as ciências da saúde? E como isso pode transformar a sua vida pessoal e profissional?

As artes são uma importante ferramenta terapêutica, uma estratégia de humanização do paciente e do cuidador e um importante meio de registro dos avanços da assistência à saúde ao longo da história. Por isso, é importante que profissionais, estudantes e amantes da arte e da saúde, compreendam a potência terapêutica que a arte oferece e o seu papel essencial na humanização da relação médico-paciente.

Pensando nisso, hoje a Academia Médica traz para você, leitor, uma indicação de evento  gratuito que contará com a participação de Áureo Lustosa Guérios, doutorando em humanidades médicas na Universidade de Pádua, na Itália e professor dos seguinte cursos na Academia Médica:

 

A Medicina e a Arte

O professor Áureo será palestrante do Warm up do I Simpósio de Medicina e Arte, um evento totalmente on-line e gratuito, que visa demonstrar como a medicina e a arte estão mais interligadas do que percebemos.  Nesta palestra, que será realizada no dia 16/04/21, Áureo proporcionará a oportunidade de entender como a medicina vem sendo retratada por meio da arte, dando foco nas grandes epidemias e seus impactos na sociedade ao longo da história. 

O I Simpósio de Medicina e Arte é um evento on-line e gratuito,  produzido pela Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein e será realizado nos dias 30/04, 01/05 e 02/05. Inscrições aqui.


Quer aprofundar seus conhecimentos sobre medicina e artes?

Conheça o curso A Medicina e as Artes: uma introdução às Humanidades Médicas. Um curso para pessoas de todas as áreas profissionais aprenderem sobre a medicina e as artes sob uma perspectiva interdisciplinar.

Nele você vai aprender sobre:

  • Conexões inusitadas entre as artes, história e a saúde
  • Visão interdisciplinar entre as ciências da saúde e as ciências humanas
  • O que são as Humanidades Médicas e para que servem?
  • relação entre as Humanidades Médicas e a Medicina Narrativa
  • A importância desse assunto para os profissionais de todas as áreas

 

Faça sua inscrição clicando aqui ou na imagem abaixo.

Prepare-se para enfrentar conceitos complexos e aprender de modo interdisciplinar e divertido. O curso vai oferecer a você um panorama vasto e fértil que permitirá que você reflita não só sobre a sua prática profissional ou a sua vivência da pandemia, mas também sobre o que "saúde" e "doença" significam de fato e sobre o espaço central que elas ocupam na condição humana.

 

Academia Médica
O que a faculdade esquece de falar!
O que a faculdade esquece de falar! Seguir

Página da redação da Academia Médica para divulgar atualizações pertinentes aos médicos, acadêmicos de medicina e profissionais de saúde.

Ler conteúdo completo
Indicados para você